Política

Suely reconduz Dilson Ingarikó ao cargo de secretário do Índio

Governadora destacou que Ingarikó era a pessoa correta no cargo

Na abertura da Assembleia dos Tuxauas, realizada na manhã desta quarta-feira, 26, no Palácio da Cultura, a governadora Suely Campos anunciou que reconduziu o indígena Dilson Ingarikó ao cargo de secretário do Índio, assim como seu adjunto, Hugo Cabral.

Sobre as outras mudanças feitas pelo governador em exercício Paulo Quartieiro no período em que ficou no cargo, a governadora Suely Campos disse que está avaliando ainda.

“Eu acho que cada pessoa pensa diferente. Quando eu escolhi o secretário Dilson Ingaricó, escolhi o perfil de liderança indígena jovem. Dilson é um vencedor, ligado aos povos indígenas. Ele saiu de sua comunidade, estudou, cursa Direito e continua essencialmente ligado a comunidade. Faz um trabalho muito importante na secretaria do índio e não vou permitir que tenha descontinuidade. Ele volta hoje para a secretaria”.

Para a Folha, Suely Campos classificou como positivo o período em que Quatieiro ficou no governo. “Eu acho que foi a oportunidade que ele teve de conhecer o governo por dentro, pois é muito fácil criticar de fora. Fiz questão que ele assumisse para conhecer nosso trabalho e ele saiu muito bem impressionado”.

Dilson Ingarikó e o adjunto, Hugo Cabral, foram exonerados na semana passada pelo governador em exercício, Paulo Quartieiro, após uma postagem em rede social em que os dois teriam comemorado a decisão da Justiça Federal em demarcar a área indígena Anzol em Roraima.

Matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, 27.