Cotidiano

Temer revoga decreto que autorizava emprego das Forças Armadas no DF

Na justificativa, o presidente declara que a revogação foi possível “considerando a cessação dos atos de depredação e violência

O decreto que autorizava o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem na Esplanada dos Ministérios, durante as manifestações nesta quarta-feira, 24, foi revogado pelo presidente Michel Temer (PMDB) nesta quinta-feira. A revogação foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Na justificativa, o presidente declara que a revogação foi possível “considerando a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios”. A decisão tinha sido anunciada ontem pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e teria duração até o próximo dia 31.

Em coletiva realizada logo após a revogação do presidente, Jungmann disse que o governo federal acionou a Advocacia-geral da União para que realize perícia nos prédios da Esplanada e justificou o mal-estar que a medida causou no Congresso a um “mal-entendido”.

Para tentar minimizar as reações negativas à medida tomada ontem, o ministro fez questão de ler o artigo 142, que determina o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem e fez uma espécie de retrospectiva de outras vezes que ela já foi adotada por outros governos. “De 2010 a 2017 foram realizadas 29 ações de garantia da lei e da ordem”, afirmou.

Segundo ele, a orientação dada ao general que comandou a operação foi para atuação defensiva e não houve registro de conflito entre as Forças Armadas e os manifestantes.

DIA APÓS VANDALISMO-A Esplanada dos Ministérios amanheceu repleta de integrantes das Forças Armadas na manhã desta quinta-feira, 25, um dia após atos de vandalismo de manifestantes. Em cada um dos prédios, há entre dez a quinze oficiais fazendo a proteção e segurança do local.

O contingente, porém, é maior nos ministérios da Agricultura e no do Planejamento e no Desenvolvimento Social e Agrário, que ocupam o mesmo prédio. A cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal reforça o monitoramento nesses dois prédios.

Ambos permanecem parcialmente fechados devido ao fisco de contaminação pela fumaça do fogo que foi colocado neles nos protestos de ontem e a depredação que destruiu parte do primeiro andar dos dois. Apesar da presença dos militares, os servidores seguem entrando nos ministérios sem dificuldades de trânsito ou revista de segurança.

Fonte: Estadão