Cotidiano

UFRR realiza evento para tratar sobre internacionalização dentro da unidade

Evento será o terceiro e contará com a presença de especialistas para ampliar as possibilidades da Universidade no meio acadêmico internacional

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) irá promover o III Seminário de Internacionalização nos dias 20 a 31 de agosto para debater sobre as ações e convênios internacionais dentro da própria unidade. O evento contará com a participação de professores e palestrantes para debaterem sobre a temática e garantirem aumento dos convênios internacionais oferecidos pela Universidade.

De acordo com o vice-reitor da UFRR e presidente da comissão do evento, Américo Lira, o objetivo do evento será mostrar como a Universidade tem se consolidado nos termos de internacionalização por meio de experiências bem sucedidas dos alunos que participaram dos programas de mobilidades estrangeiras. Além de visar a participação de alunos, docentes e técnicos para participarem e sensibilizarem sobre o tema.

Na primeira semana do evento, do dia 20 até 27 deste mês, as atividades serão voltadas para a comunidade acadêmica por meio de palestras e mesas redondas com especialistas de Relações Internacionais. Outro ponto levantado pelo Seminário, será o debate acerca da internacionalização em uma universidade dentro da Amazônia e quais os processos feitos mediante isso.

O vice-reitor apontou que as Universidades Federais que abrem as portas para o debate e promove ações sobre a temática ampliam as áreas de conhecimento e garantem melhores cursos profissionalizantes, dessa forma, formando profissionais cada vez mais capacitados.

“No momento em que uma universidade se consolida nos seus pilares, a internacionalização, ela promove o refinamento na ciência e na tecnologia. Para isso, tem um diálogo internacional, o mundo tá globalizado. Quando a universidade se preocupa em estar no patamar das melhores, ela dá uma formação melhor de mão de obra no estado para construção de uma sociedade melhor e mais justa”, completou.

A partir do dia 29 a 31, a programação é voltada para a comunidade em geral, com a intenção de abrir roda de debate sobre multiculturalismo e as dificuldades do mundo contemporâneo em relação ao crescimento da universidade com a implantação dessas ações.

Serão mesas redondas para discutir também a mobilidade internacional, junto com a presença de representante do Ministério da Educação (MEC) e para falar sobre o papel da universidade como fronteira no meio do fenômeno da migração internacional, contanto com a presença do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e também da Polícia Federal.

Os participantes receberão certificados online e poderão participar gratuitamente das palestras, com inscrições através do site da UFRR no endereço: www.ufrr.br