Cotidiano

Vândalos depredam praça e usuários reclamam de inércia de guardas

Usuários da Praça Mané Garrincha, localizada no bairro Tancredo Neves, zona oeste da cidade, procuraram a reportagem da Folha para denunciar que vândalos estão destruindo o local. Eles afirmam que a Guarda Civil Municipal tem posto fixo no local, mas não age para impedir as ações de vandalismo.

Segundo uma moradora, que não quis ser identificada, as ações de vandalismo acontecem de forma explícita, seja durante o dia, a noite ou de madrugada e os guardas municipais que estão de serviço na guarita da praça não fazem nada para impedir que o patrimônio público seja destruído.

“Eles [vândalos] quebram lixeiras, o parque das crianças. Isso a qualquer hora, não temem a presença da Guarda Civil Municipal, que por sua vez faz vista grossa e aí nosso dinheiro é jogado no lixo. A reforma da praça foi feita com verba adquirida através de impostos que pagamos e a Guarda Municipal, que também é paga com nossos impostos, não faz nada para impedir”, afirmou.

Conforme outro morador das proximidades, que também não quis ser identificado, é triste assistir a destruição de uma praça tradicional do bairro por falta de segurança. Para ele, é preciso uma atenção maior das autoridades para combater as ações de vandalismo na praça. “Eu fico pasmo, entristecido com essa situação. A maior praça e a mais tradicional de todo bairro sendo destruída por falta de segurança. Essas pessoas que estão depredando o patrimônio público devem ser punidas e não ignoradas pelas autoridades de segurança”, comentou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Guarda Civil Municipal faz um trabalho de segurança dentro das suas competências, visando à preservação do patrimônio público. Quando encontra flagrante de ato infracional, encaminha à delegacia competente.

A Secretaria de Segurança e Trânsito informou ainda que a Guarda Civil Municipal faz rondas diariamente em todos os espaços públicos da capital, inclusive na Praça Mané Garrincha.

A Prefeitura de Boa Vista reforça que a população pode ajudar a conservar o patrimônio público denunciando qualquer ato de vandalismo. Pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153, a Polícia Militar, por meio do 190, ou ainda na Central de Atendimento 156. (E.S)