Cotidiano

10° GAC SL faz formatura para comemorar o Dia da Artilharia

O 10⁰ Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (GAC SL) general Manoel Theophilo Neto realizará uma série de atividades em comemoração ao Dia da Artilharia, que é celebrado dia 10 de junho. Logo mais às 19h30 acontece a formatura alusiva à data no pavilhão do 10° GAC SL, na rua Marquês de Pombal, no setor militar Marechal Rondon. A comemoração se estende por todo território brasileiro e nesse ano, no âmbito do Comando Militar da Amazônia, o evento será realizado em Boa Vista.

O dia marca o nascimento do patrono da artilharia brasileira, marechal Emilio Luiz de Mallet, soldado que lutou bravamente durante a batalha da tríplice aliança. Para o Exército, Emilio Luiz Mallet é o herói máximo da cavalaria brasileira. “Normalmente as datas comemorativas para o Exército Brasileiro são referentes ao dia de nascimento de algum defensor, como o Dia do Soldado, 25 de agosto, referente ao Duque de Caxias que nasceu nesta data”, disse o comandante do 10º GAC SL, tenente-coronel Alexandre Polo.

Para o tenente-coronel, as atribuições da artilharia são importantes para a sociedade. “De acordo com o artigo 142, temos que estar preparados para a defesa externa. O que temos aqui são armas de apoio de fogo possuindo um longo alcance da força terrestre. Temos armamento de maior poder de disparo no contexto da Amazônia. A nossa missão é apoiar as ações de garantia da lei da ordem, e fazemos isso no contexto das missões que recebemos da nossa Brigada, como a Operação Acolhida de apoio à crise migratória”, ressaltou.

De acordo com Alexandre Polo, é difícil haver alguma missão na qual seja preciso fazer uso de armas da artilharia, isso só seria necessário caso houvesse uma possível ameaça externa. “Não visualizamos em curto prazo nenhum tipo de ameaça na América do Sul, porém nossa artilharia já foi empregada como na Segunda Guerra Mundial. No momento, estamos focados com a missão de garantir a norma e as diretrizes da sociedade. E para colaborar com o desenvolvimento da nossa Região Amazônica, a artilharia é de total importância nacional. Por isso existem motivos suficientes para essa celebração”, comentou. (K.M)

Publicidade