Cotidiano

10% dos contribuintes já entregaram a declaração

Até a tarde de quinta-feira, 15, 6.221 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física tinham sido entregues à Receita Federal em Roraima. A expectativa é de que 60 mil contribuintes entreguem a declaração no estado até o prazo final, no dia 30 de abril. A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, lembrou que o contribuinte tem 60 dias para declarar o Imposto de Renda, prazo que começou no dia 1º de março. As empresas e instituições tiveram até o dia 28 de fevereiro para disponibilizar os comprovantes de rendimentos do ano passado aos empregados.

A novidade deste ano é o detalhamento dos bens tais como, número de registros, área, localização do bem, CNPJ de empresas e/ou instituições financeiras. Dependendo da natureza, serão solicitadas informações complementares.

Outra novidade é a obrigatoriedade de informação de CPF de dependentes a partir dos oito anos completados até a data de 31 de dezembro 2017 e o painel inicial contendo informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração, baseado no que foi utilizado na declaração anterior.

A Receita Federal também disponibiliza três formas de como declarar o Imposto de Renda, através do Programa Gerador da Declaração, que deve ser instalado no computador, Aplicativo para via tablets e smartphones (m-IRPF) e o acesso pelo site da www.receita.fazenda.gov.br, com certificado digital.

A multa para quem apresentar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do imposto sobre a renda devida. “Eu alerto para que se entregue a declaração no prazo. Caso contrário o procedimento é um pouco mais burocrático e a pessoa fica sujeita a multas”, reforçou Omar Rubim.