Cotidiano

10ª Assembleia Regional da Pastoral da Juventude acontece até dia 25

Jovens de Roraima e do Amazonas participarão de atividades de evangelização

A décima Assembleia Regional da Pastoral da Juventude iniciou ontem, 20, e promove ações voltadas para jovens de Roraima e do Amazonas, na escola Ana Libória, até a próxima terça-feira, 25. O tema deste ano é “Juventude e Protagonismo: de mãos dadas no chão firme de Makunaima semeando Esperança e Amor”.

O coordenador regional pela Diocese de Roraima, Ray Fran, explicou a realização do evento. Até a próxima semana, os jovens de Roraima e do Amazonas, que chegaram a viajar horas de barco para chegar em Boa Vista, vão participar de uma programação intensa com ações de evangelização, escolha de representantes para a Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude, atos culturais e dia de lazer.

“É um momento que nós nos reunimos como regional, como igreja, e realizamos um planejamento de três anos, onde nós, enquanto juventude, vamos fazer um mutirão de evangelização no estado do Amazonas e Roraima”, disse Ray. “Também temos como principal foco a escolha do nosso representante, do nosso secretário (a) e do nosso representante na Assembleia Nacional”, acrescentou.

EVENTOS CULTURAIS – O coordenador ressaltou que a Assembleia tem uma característica fechada, porém, alguns momentos serão abertos ao público para promover o sentido de comunhão com a igreja local. Na tarde de ontem, por exemplo, ocorreu o lançamento do livro Ofício Divino da Juventude da Amazônia, elaborado pelos próprios jovens da região amazônica. À noite, houve ainda a missa de abertura na Igreja Cathedral, presidida pelo Dom Mário Antônio, com a reunião da juventude e da comunidade.

No sábado, 22, a partir das 13h, os jovens participarão de atividades em três áreas missionárias de Boa Vista. “A primeira seria na comunidade Bom Pastor, no bairro Sílvio Leite; na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cruviana e na comunidade José Allamano, na área do João de Barro”, informou.

No mesmo dia, acontece a Noite Cultural onde os jovens se apresentam enquanto Diocese, trazendo alguma especificidade de seu local, por meio da música, teatro, dança e até comidas típicas. As apresentações acontecem na quadra da escola Ana Libória, a partir das 20h. Já a missa de encerramento da Assembleia acontece no dia 24 de julho, às 19h30, na comunidade Santana, localizada na área missionária São Raimundo Nonato, no bairro Pintolândia.

Por fim, o coordenador ressaltou a importância da realização do evento em Boa Vista. “É a segunda vez que nós acolhemos a Assembleia aqui e está sendo muito gratificante por que mostra a dimensão do grupo regional para os jovens de Roraima e troca de conhecimentos, conhecendo como é o trabalho da Pastoral da Juventude na região Norte”, frisou.