Cotidiano

10ª edição do projeto retira 1,5 tonelada de lixo do Rio Branco

De acordo com o presidente da Caerr, Danque Esbell, um dos diferenciais desta edição foi a coleta seletiva de resíduos sólidos

De iniciativa da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), ocorreu no domingo, 07, a 10ª edição do projeto ‘Caerr nos Rios’. A primeira ação realizada neste ano contou com a participação de mais de 20 instituições parceiras e 110 voluntários. Ao final, foram retiradas 1,5 toneladas de lixo das margens do Rio Branco e nos balneários do Caçari, Polar e Cauamé.

De acordo com o presidente da Caerr, Danque Esbell, o início do projeto teve como norte o aumento do nível do rio, por conta do período chuvoso. “Nós estamos aproveitando a subida do rio para coletar esses materiais que ficam nas margens e com a chuva são jogados no leito do rio. Assim, podemos evitar que esse material se consolide no leito do rio e venha, por ventura, poluir o nosso curso d’água”, explicou.

O presidente informou ainda que na décima edição, a Caerr contou com o número recorde de voluntários, com mais de 100, e as parcerias da Universidade Estadual (Uerr), Universidade Federal (UFRR), Instituto de Defesa Civil da Amazônia Brasileira, Correios, Academia de Polícia Integrada, Corpo de Bombeiros, Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), Igreja Adventista do Sétimo Dia, Eletrobras Distribuição Roraima, associação dos pescadores e cooperativas Unirenda, Terra Viva e Global.

Um dos diferenciais desta edição foi justamente a participação da Cooperativa dos Amigos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Roraima, que fizeram a coleta seletiva dos resíduos sólidos. “Nós conseguimos retirar duas caminhonetes cheias com materiais que podem ser reciclados que, de alguma forma, pode ser transformado em um benefício”, reforçou Danque.

CONSCIENTIZAÇÃO – O presidente da Caerr ainda ressaltou a importância da conscientização da população em não deixar lixo acumulado nas praias, como sacolas plásticas, garrafas e latas. Outra forma de colaborar com a população, explicou Danque, são as palestras realizadas pela Companhia, que orientam sobre o uso racional da água e o destino correto dos materiais.

“Até o momento, já foram 14 mil pessoas atendidas com as nossas palestras praticamente em todos os municípios, comunidades indígenas, universidades e forças armadas. A gente acredita que isso está surgindo um efeito positivo, porque as pessoas podem ter o contato ao vivo com a nossa equipe repassando as nossas informações”, acrescentou.

Para solicitar uma palestra da Caerr, os interessados podem entrar em contato por meio do callcenter no número 0800-2809520, na página da internet www.caer.com.br ou procurar a sede da empresa, localizada na Rua Melvin Jonas, no bairro São Pedro. “Estamos de portas abertas para esclarecer todo o processo de tratamento e explicar que existem várias etapas e pessoas comprometidas com a qualidade da nossa água”, pontuou Esbell. (P.C.)