QUEDA NO FPE
13º dos servidores estaduais será pago na data prevista e salário sai dia 8
O mês de novembro deste ano registrou uma queda brutal de R$ 125 milhões em relação ao mesmo período do ano passado
Por Folha Web
Em 01/12/2017 às 01:17
Secretário da Fazenda, Ronaldo Marcílio: “Temos a menor economia do país e, apesar disso, somos um dos poucos estados que tem conseguido honrar com o pagamento dos servidores” (Foto: Arquivo/Folha)

A segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais deverá ser paga na data prevista este mês de dezembro. Já o salário de novembro será creditado nas contas no dia 8, conforme a reprogramação do Calendário de Pagamento dos Servidores elaborada pela Secretaria Estadual da Fazenda, decorrente da queda nos repasses do FPE (Fundo de Participação dos Estados).

Conforme o secretário da Fazenda, Ronaldo Marcílio, o Calendário de Pagamento dos servidores para os dois últimos meses de 2017 foi reprogramado, estabelecendo o dia 10 como a data para creditar os salários. “O Calendário de Pagamento de 2018 também já foi elaborado, prevendo o pagamento até o dia 10, podendo ser antecipado. Estamos fazendo esse anúncio antes da virada do ano, para que os servidores possam se programar e manter suas contas em dia”, explicou.

Ronaldo Marcílio ressaltou que manter os salários do servidor em dia é a prioridade do tesouro estadual, sendo que o calendário previamente estabelecido no início do ano foi fielmente cumprido até agora, inclusive com a antecipação dos salários em alguns meses. “Contudo, a economia brasileira continua em crise, o que afeta a arrecadação e os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e isso comprometeu toda a programação financeira do Estado, o que nos obrigou a fazer um novo planejamento para conseguir honrar com os compromissos”, comentou.

Segundo o secretário, o repasse do FPE de novembro de 2016 foi de R$ 282.040.892,02 bruto, enquanto o FPE de novembro deste ano foi de apenas R$ 156.533.505,69, uma queda de R$ 125.507.386,33, que representa 44,50% a menos. “Essa queda comprometeu seriamente as contas do Governo, que já sofrem mensalmente forte impacto decorrente do pagamento dos empréstimos contraídos nos anos de 2009, 2010 e 2012 e do duodécimo aos poderes”, explicou.

A dívida dos empréstimos é de R$ 26 milhões por mês, valor que nem fica disponibilizado nas contas do tesouro, pois é debitado diretamente dos repasses do FPE.

Ronaldo Marcílio reafirmou que a equipe econômica do governo está promovendo ajuste fiscal e conseguiu equilibrar as finanças até o mês de novembro, mas a economia não se recuperou e os recursos da repatriação, que também estavam previstos para serem repassados nesse período, não vieram no montante esperado. O valor foi irrisório e diluído em decêndios quase imperceptíveis durante o ano.

“Temos a menor economia do país e, apesar disso, somos um dos poucos estados que tem conseguido honrar com o pagamento dos servidores. É importante destacar que estamos trabalhando para melhorar a arrecadação.

Além disso, o Estado está passando por uma transformação na sua economia. A médio e longo prazo, temos a perspectiva de mudar a nossa matriz econômica e, com certeza, vamos deixar de viver esses traumas, decorrentes dessa forte dependência dos recursos federais”, finalizou.

Confira o calendário de pagamento para 2018:

sandro andre silva morais disse: Em 02/12/2017 às 07:22:37

"Lamentável , falta de respeito com o funcionalismo , e os profissionais da Educação não recebem com o dinheiro do FPE , mas sim com o dinheiro do FUNDEB , logo cadê o pagamento desses profissionais. Que vergonha. Observamos a completa falta de compromisso desse governo. "

CIDADÃO ESCLARECIDO disse: Em 01/12/2017 às 23:45:14

"GOVERNO SEM COMPROMISSO COM O POVO DESTE QUERIDO ESTADO, SEM INTENÇÕES BOAS PARA COM QUEM LEVA O ESTADO NAS COSTAS, GOVERNADORA SUA FAMÍLIA ESTÁ MUITO BEM AMPARADA, COM RIQUEZAS DESTE ESTADO. JÁ O POVO TRABALHADOR ESTÁ SENDO ESMAGADO POR SUAS RUINDADES, MULHER DO CORAÇÃO RUIM. 2018 VAMOS LHE DAR O OUTRO LADO DA MOEDA, NÃO VAI GANHAR NEM PRA PRESIDENTE DE BAIRRO."

juliana disse: Em 01/12/2017 às 15:33:42

"Falta de comisso total com os servidores, esse desgoverno! E o salário referente a dezembro, devemos deduzir então que não será pago na data prevista do calendário de 2017 né? Bagunça toda a nossa vida essa pessoa!!!"

lucimar ximenes disse: Em 01/12/2017 às 08:24:45

"Nossa! E só agora no dia de receber é que somos informados? Isso atrapalha o planejamento do servidor. Nossas contas correm juros. 10 dias a mais faz muita diferença. E não venham com desculpas e citar outro estado em comparaçao. Pois nossa realidade é bem diferente. Não existe replanejar calendário no penúltimo mês do ano. Isso é revoltante."

concurseiro disse: Em 01/12/2017 às 07:26:54

"Esse bando quebrou o estado e vai atrasar nossos salários. se tiver servidor efetivo com vergonha na cara COMO EU se apresente para cruzarmos os braços e fazer greve geral. Não é verdade falar que a arrecadação tributária diminuiu, pelo contrário aumentou mais de 10% em relação ao ano passado. Estão pagando fornecedores em detrimento da folha essa é a verdade. sem contar outros desmandos como tantas secretarias e órgãos sem função alguma, sem necessidade, sem prestígio que só serve para acomodar parentes e puxa sacos com altos salários que nada faz. operação tartaruga comigo começa agora neste instante. Hurra!!!!"

José Rodrigues dos Santos disse: Em 01/12/2017 às 07:22:03

"Governo do povo!! Veja se o salário dos filhos da governadora atrasa? Ainda bem que ano que vem ela não vai receber meu voto!"

Josue Ribeiro Jr disse: Em 01/12/2017 às 15:49:35

"Estão economizando, sim, mas para o Caixa 2 da reeleição dela."

dodô moura disse: Em 01/12/2017 às 07:18:57

"O NOME DESSE GOVERNO É (INCOMPETÊNCIA) E SOBRE NOME ( SEM VERGONHA NA CARA) GOVERNO SEM COMPROMISSO COM O FUNCIONARISMO PUBLICO E COM A POPULAÇÃO, REAJUSTES ANUAIS DOS SERVIDORES ATRASADOS DENTRE OUTRAS COISAS. ELEIÇÕES ESTÃO VINDO AÍ E O TROCO VEM!"

salomao disse: Em 01/12/2017 às 06:56:25

"Profissionais da educação não são pagos com verbas do FPE... são pagos com repasse do FUNDEB e esse repasse nunca atrasa... portanto essa desculpa não justifica... "

Carlos evandro pereira de menezes disse: Em 01/12/2017 às 06:46:49

"ELEIÇÕES DE 2018 ESTA SE APROXIMANDO, NÃO VAMOS ESQUECER ESSAS HUMILHAÇÕES."

Carlos evandro pereira de menezes disse: Em 01/12/2017 às 06:42:58

"GOVERNO DE INCOMPETENTES, GOVERNO DE INCOMPETENTES, GOVERNO DE INCOMPETENTES, GOVERNO DE INCOMPETENTES, GOVERNO DE INCOMPETENTES, GOVERNO DE INCOMPETENTES."

Marco Aurelio Pinheiro Sousa disse: Em 01/12/2017 às 06:34:32

"GOVERNO DO POVO, OS TEUS DIAS ESTÃO CONTADOS!"

salomao disse: Em 01/12/2017 às 06:28:05

"É bom que façam isso agora... pq assim eu tbm posso reprogramar meu voto... Em 2018 eu tbm vou deixar para votar na Suely só que no dia 10 de outubro tbm... "

Marco Aurelio Pinheiro Sousa disse: Em 01/12/2017 às 06:26:11

"Faço todo os meus pagamentos no dia primeiro e sempre honrei os meus compromissos, com essa nova data gostaria de saber se a Sueli Campos vai pagar os juros por mudança de data? Incompetência total! "

rnuj disse: Em 01/12/2017 às 05:49:34

"No governo do esposo da governadora o salário também não era pago com muito atraso? Ou estou com a memória ruim? Se não me engano era entregue naquele prédio no bairro buritis..."