Cotidiano

1ª Brigada de Infantaria de Selva tem novo Comandante

Ele irá suceder General de Brigada Algacir Antonio Polsin

O General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes toma posse como novo comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Ele irá suceder General de Brigada Algacir Antonio Polsin que ocupará o cargo de Chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia sediado em Manaus – AM.

A solenidade irá ocorrer nessa quarta-feira (12), nas dependências da 1ª Bda Inf Sl, que fica localizada no bairro 13 de setembro, às 19h e contará com a presença de autoridades e personalidades roraimenses.

Dutra de Menezes estava comandando a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas – SP.

Nascido em 23 de novembro de 1965, na cidade do Rio de Janeiro-RJ incorporou às fileiras do Exército em 1984, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende-RJ, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria.

Além dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado-Maior e de Política Estratégica e Alta Administração do Exército, é possuidor dos Cursos Básico Páraquedista, Ações de Comandos, Forças Especiais, Mestre de Salto, Salto Livre e Lanceiros, este último realizado no Exército da Colômbia.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Desempenhou a função de oficial da Equipe de Segurança da Presidência da República, Observador Militar na Guatemala, Oficial do Gabinete do Comandante do Exército, Instrutor do Instituto do Hemisférico Ocidental para Cooperação e Segurança (Forte Benning-EUA) e Chefe do Estado-Maior da 1ª Divisão de Exército.

O Gen Dutra comandou o 1º Batalhão de Ações de Comandos, sediado em Goiânia-GO, nos anos de 2011 e 2012 e o Batalhão de Infantaria de Força de Paz, na República do Haiti, em 2015.

Das condecorações nacionais com que foi agraciado, destacam-se a Medalha da Ordem do Mérito Militar, Grau Comendador, Ordem do Mérito do Judiciário Militar, Grau Distinção, Medalha da Vitória, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha do Mérito Aeroterrestre e Medalha Osório.

Das condecorações estrangeiras destacam-se a Medalha de Serviço Meritório do Exército dos Estados Unidos da América e as Medalhas das Nações Unidas (MINUGUA e MINUSTAH). O Gen Dutra é casado com a Sra Adriane e tem dois filhos, Gustavo e Bianca.