Cultura

1ª Convenção Geek de Roraima terá lançamento este sábado

O evento já tem data marcada e está previsto para o dia 13 de outubro

Os geeks e nerds da cidade já têm um motivo para ficarem ansiosos, pois a primeira convenção Geek de Roraima já tem data para ocorrer. O Comic-x será realizado no dia 13 de outubro deste ano, na Escola do Sesi localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. O lançamento oficial ocorre neste sábado, 31, na loja Mega 3 no Pátio Roraima Shopping.

De acordo com o organizado do evento, a proposta é criar uma feira temática sobre todos os elementos da atual cultura geek que envolve quadrinhos, animes, mangás, séries, games, literatura, desenho, cinema e cosplays entre tantos outros.

Na programação, o evento terá a participação de Volney Gonçalves organizador do romance literário “Menina que vem de Itaiara”. Além dele, Ricardo Harada Ono, autor do comic ‘Africano Pai D’égua’ e Otoniel Oliveira, o criador da série e talentoso desenhista, tirou a inspiração da lenda das icamiabas, amazonas que viviam em uma comunidade sem homens para criar um desenho animado.

“A proposta é trazer uma grande variedade de opções de entretenimento, arte, cultura e lazer em 10 horas de duração ininterruptas tais como exposições de colecionismo, artes gráficas, stands de vendas diversas, campeonatos de games, concurso de cosplays, palestras e workshops com praça de alimentação, competição de robôs, e os 21 anos do lançamento da saga literária Harry Potter, que possui uma infinidade de fãs, inclusive em Boa Vista”, ressalta.

Segundo ele, o evento seguirá a linha da famosa Comic Con realizada em todo o mundo e reunindo milhares de fãs.

“Eventos como este para o segmento geek, se expandem cada vez mais no Brasil e no mundo. O melhor exemplo disso é o sucesso estrondoso da ‘Comic Con’ que reúne milhares de fãs. Nosso evento segue esta mesma linha de trabalho, logicamente, adaptado às nossas proporções de população e mercado locais. É fato que não dá pra desprezar o potencial deste segmento de mercado crescente e tão ávido por novidades”, disse.

Conheça alguns palestrantes

Volney Gonçalves

Formado em Licenciatura e Bacharelado no Curso de Artes Visuais da UFPA – Universidade Federal do Pará. Organizador do romance literário de Lindanor Celina, “Menina que vem de Itaiara” e autor convidado de Maurício de Souza.

Otoniel Oliveira

Foi inspirado na força de uma lenda, bastante popular no Norte do País, que o paraense Otoniel Oliveira decidiu produzir uma série de curtas-metragens de animação. A série, batizada de ‘Icamiabas na Amazônia de pedra’, foi produzida em 2012, a partir de um edital da TV Cultura local, e resultou em animações de um minuto de duração.

Ricardo Harada Ono

Roteirista e autor do projeto gráfico da história em quadrinhos ‘Africano Pai D’égua’, o projeto é desenvolvido pela Casa Brasil-África da UFPA. O comic mapeia elementos representativos dos países de origem dos alunos africanos e brasileiros, suas vivências e traduz tudo isso de forma ilustrada, para a melhoria da autoestima dos alunos africanos e afrodescendentes, bem como a desconstrução de estereótipos equivocados sobre a África e os africanos.

Serviço
Comic-X
Data: 13 de outubro
Local: Escola do Sesi
Lançamento: Dia 31 de março
Local: Loja Mega 3
Hora: 10h