Cotidiano

1ª mulher a conduzir veículo pesado na PM fala sobre desafios para a conquista de espaço

Leidiane Trajano, 31 anos, ingressou na corporação há quatro anos; Após concluir o curso de formação, optou por dedicar seus serviços no Esquadrão de Polícia Montada

Em 2018, a luta feminina por espaço na sociedade ainda é necessária. Mas já é possível notar muitos resultados positivos na conquista das mulheres por um espaço que é comumente ocupado por homens. No início deste ano foi a vez de uma policial militar ocupar um cargo inédito no 1º Esquadrão Independente de Polícia Montada do Estado (1° EIPMon).

Lediane Trajano, 31 anos, é a primeira policial feminina em Roraima a conduzir veículo pesado, destinado ao transporte de animais, mais especificamente o transporte de cavalos que são utilizados no policiamento montado. A policial ingressou na PM há quatro anos, após concluir o curso de formação optando por dedicar seus serviços no Esquadrão de Polícia Montada em Roraima.

Para a profissional, as mulheres enfrentam desafios em todos os setores da sociedade, e muitas têm que conciliar a vida profissional, tendo em vista ela ser mãe, esposa e dona de casa, além de encontrar tempo para o trabalho, estudo e atividades físicas. “Quando resolvi me habilitar para melhor servir a profissão eu pensei que teria preconceito, por ser mulher. Mas pelo contrário, recebi o carinho e admiração da sociedade e confiança por parte dos meus irmãos de farda”, explicou Lediane.

Cavalariana há quatro anos, após um rigoroso curso de especialização em policiamento montado, Lediane não se acomodou. Ao perceber a dificuldade da unidade de Cavalaria sobre o policial ser habilitado na categoria “D” com capacitação para exercer atividade remunerada – EAR, condição no transporte de carga viva, decidiu realizar mais um curso, desta vez o de habilitação em “Carga Viva”, para o transporte de animais.

Ela lembra que sempre foi um sonho de infância ser policial e quando adolescente viu pela primeira vez a cavalaria da PM de Roraima. Não sabia o que era, mas se apaixonou. Para a profissional, essa é a prova de que quando se acredita e luta pelos seus objetivos qualquer pessoa consegue alcançar o que deseja.

“Confesso que foi um desafio e tanto! Pois sei quão grande é a responsabilidade de conduzir um caminhão, com animais. Costumo dizer que não trabalho, pois é fascinante fazer o que gosto para o bem da sociedade, além de satisfazer meus anseios, desempenhando minhas atividades em um lugar que lutei para fazer parte. Superei muitos desafios, agradeço em primeiro plano a Deus e aos meus irmãos de farda pela oportunidade e confiabilidade, e hoje posso dizer que tudo valeu a pena!”, relatou a policial.

Hoje, habilitada, exerce o policiamento montado operacional, que consiste na atividade primordial da cavalaria que é um serviço que vai do policiamento comunitário ao extremo choque. Além disso, executa a função de motorista no transporte dos cavalos do Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar de Roraima.

1° EIPMon –  A Cavalaria, como é popularmente conhecida, foi instituída no Estado de Roraima no ano de 1999, e ganhou destaque no ano de 2001, quando recepcionou o primeiro efetivo feminino nas suas fileiras. À época, apenas quatro mulheres concluíram o curso, que exige muita disciplina, preparo físico, coragem e determinação. Dezessete anos depois, quase duas décadas, somente mais nove mulheres concluíram o curso de policiamento montado, perfazendo então um total de 13 Cavalarianas ou Amazonas na PM de Roraima.