Polícia

25 são suspeitos de matar detento

Vinte e cinco presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, são suspeitos de ter matado o detento K.B.R., de 27 anos, na noite da segunda-feira, 22, em horário próximo às 20h. O crime teria ocorrido na cela de contenção, tendo em vista que ainda na segunda-feira o detento assassinado tinha sido recolhido à unidade prisional após passar por audiência de custódia.

Agentes que estavam na carceragem da penitenciária relataram que ouviram um grito abafado vindo da contenção e imediatamente foram averiguar para saber do que se tratava. A princípio, não notaram nada de anormal na cela denominada “Cowboy”, que tem grade aberta na parte superior da porta.

Depois, os plantonistas foram até a cela de contenção e retiraram todos os presos do local. Quando entraram na cela encontraram a vítima no chão. A equipe de agentes acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), depois ligou para o número 190 da Polícia Militar que, por sua vez, encaminhou a ligação para a Polícia Civil.

Passava das 20h quando a perícia chegou ao estabelecimento prisional. O Samu constatou a morte antes que os peritos iniciassem os procedimentos técnicos. Agentes da Delegacia-Geral de Homicídios da Polícia Civil também compareceram à Pamc para investigar o crime.

Na hora que o homicídio ocorreu, os 25 presos estavam aglomerados na cela. Os agentes justificaram que o número de presidiários na cela tem relação com o fato de muitos deles terem sido recapturados em decorrência da fuga ocorrida na madrugada da última sexta-feira, dia 19, e aguardavam para ser ouvidos pela Comissão Disciplinar da Unidade.

Os plantonistas relatam ainda que é procedimento padrão perguntar dos presos que entram no presídio se eles declaram ser de alguma organização criminosa, como forma de resguardar a integridade física do detento. A medida também teria sido adotada em relação à vítima. Antes da morte de K.B.R., nenhum detento teria manifestado ser membro do crime organizado, mas temendo por sua vida, um deles, que foi preso na mesma ocorrência em que a vítima, acabou declarando que era integrante do Comando Vermelho. Diante da afirmação, o indivíduo foi levado para outra cela a fim de que seu caso seja revisto.

O corpo de K.B.R. foi removido da Pamc para a sede do Instituto de Medicina Legal (IML) e na manhã de ontem, dia 23, foi submetido à necropsia, antes de ser liberado à família para sepultamento.

A PRISÃO – Uma guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar (PM) foi responsável pela prisão de três indivíduos, incluindo K.B.R., e apreensão de duas adolescentes. A abordagem policial aconteceu na rua Rio Uailã, bairro Professora Araceli Souto Maior, zona oeste de Boa Vista, por volta das 17h30 do domingo, dia 21. Com os suspeitos foram encontrados alguns produtos oriundos de roubos e furtos, além de arma, uma moto roubada e anotações da facção criminosa. (J.B)