Cotidiano

26º Edição do Arraial do Anauá terá Wagner Luther e Trio Nordestino

“Do Caburaí ao Chuí, o melhor arraial do Brasil é aqui” é o tema da festa

Quem visita Roraima nesta época do ano terá a oportunidade de conhecer o melhor da cultura local roraimense durante a programação do 26º Arraial do Anauá, “Do Caburaí ao Chuí, o melhor arraial do Brasil é aqui”. Com mais de 100 atrações, o festejo será realizado do dia 24 de junho a 2 de julho no parque Anauá.

Como forma de valorizar as atrações locais, o Arraial trará uma programação musical com diversos artistas e bandas que fazem parte da cultura roraimense com a intenção de valorizar o artista local e trazer à população, atrações do cotidiano.

As atrações nacionais serão o cantor roraimense Wagner Luther, hoje, conhecido nacionalmente, que se apresentará na segunda noite de festa, domingo (25). Além disso, por meio do Ministério da Cultura em parceria com a Secult (Secretaria Estadual de Cultura), o Arraial terá no encerramento o Trio Nordestino, um dos grupos de forró pé-de-serra mais antigos do Brasil.

“Essa programação faz parte do processo da valorização local. As bandas locais já têm espaço e público, por isso devemos valorizar em primeira mão a cultura local. E a parceria com o Ministério da Cultura vai trazer uma atração que faz parte da história do São João, que é o Trio Nordestino”, explicou a secretária da Cultura, Selma Mulinari.

HOMENAGEM – Neste ano, o diferencial do Arraial do Anauá será a confecção de bonecos gigantes espalhados pelo Parque em homenagem a grandes nomes da história roraimense, dentre eles, Laucides Oliveira, Nenê Macaggi, Dalva de Honorato e Celestino da Luz. “É o resgate histórico de quem fez parte da cultura de Roraima. Esta homenagem aos nossos artistas foi uma surpresa linda e emocionante do nosso querido amigo Neto Andrade, não há como não se emocionar vendo o resgate da nossa cultura estampado no nosso arraial”, frisou Mulinari.

REPASSE – Durante o lançamento da programação também foi feito o repasse da verba destinada aos grupos folclóricos e quadrilhas juninas que irão se apresentar no Arraial. Foram R$ 260 mil para a Associação Thianguá e R$ 460 mil para a Federação Roraimense de Quadrilhas.

ORGANIZAÇÃO – Ao total, 256 ambulantes estão credenciados para trabalhar durante os oito dias de festa. Já na segurança, em torno de 100 homens farão a segurança da população no local. De acordo com a PMRR (Polícia Militar de Roraima), na edição passada, não foi registrada nenhuma ocorrência de furtos, roubos ou acidentes.

“Sem dúvidas é um orgulho saber que nosso Arraial com a ajuda dos organizadores e da segurança, é um lugar seguro para todos durante os dias de festa. A preparação para que esse ano possamos fazer nosso evento brilhar e ser seguro para a família roraimense e os que aqui visitam nesta época”, finalizou Selma.

Gastronomia de vários Estados, decoração inovadora e uma extensa programação de shows e apresentações culturais farão parte dos atrativos do Arraial do Anauá. Além disso, a programação conta com as apresentações e concursos de quadrilhas, concurso de rei e rainha, apresentação de grupos folclóricos, área de brinquedos infláveis e um circuito diferenciado do palco alternativo, com a participação dos artistas locais. Haverá ainda o Cantinho Literário, com programação voltada para as crianças.

TRIO NORDESTINO – O trio de forró foi iniciado em 1958 em Salvador, na Bahia, criado após a separação do grupo que acompanhava Luiz Gonzaga.  O grupo voltou aos grandes sucessos nos últimos anos, quando o forró reconquistou o público e se tornou novamente um ritmo muito tocado pelo país.

Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros dos fundadores do grupo: Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto – zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú).

Ao completar 45 anos, em 2003, lançou “Baú do Trio Nordestino”, disco de regravações de sucessos com a participação de grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Fagner e Alceu Valença, e de nomes do novo forró, como Falamansa e Forroçacana. O Trio já fez apresentações em Paris e em Londres. O álbum mais recente, de 2014, traz regravações de grandes sucessos.