Entretenimento

27ª edição resgata a tradicionalidade dos Arraiais brasileiros

Expectativa é que a visitação do público no evento seja de 15 mil pessoas por noite

A temporada oficial dos festejos juninos iniciou este mês e deve movimentar a economia e a cultura em todo o Brasil. Em Roraima, a 27ª edição do Arraial do Anauá, será de 24 a 30 de junho, e traz como tema ‘Com Antônio, João e Pedro vamos Festejar’.

Segundo a secretária de Cultura, Selma Mulinari, este ano o evento resgata a tradicionalidade das festas juninas, entre elas as fogueiras, bandeirinhas e balões. “O foco deste ano será a essência do folclore brasileiro, principalmente a cultura dos santos da Igreja Católica, que remete ao processo religioso que originou essas festas”, disse.

Considerado um dos maiores da Região Norte, o Arraial do Anauá conta com uma programação cheia de atrações regionais, comidas típicas, bebidas, prestação de serviços e com o concurso de quadrilhas e grupos folclóricos, que todos os anos trazem novas propostas de temas, cenários e figurinos. “O evento atrai um público diversificado que busca diversão, entretenimento e as tradicionais comidas típicas da época”, pontuou Selma.

O concurso das quadrilhas deste ano será no Anfiteatro do Parque Anauá, durante todas as noites de festa. São 12 quadrilhas concorrendo no Grupo Especial e mais 12 no Grupo de Acesso.

“A expectativa de público é de 10 a 15 mil pessoas por noite. O investimento do Estado para realizar o evento gira em torno de R$ 2,7 milhões e a expectativa é movimentar até R$ 10 milhões até o final da festa”, detalhou Selma, ao destacar a importância da festa popular para a economia, uma vez que há barracas e ambulantes credenciados para comercialização de produtos e serviços.

ATRAÇÕES – Além do tradicional Forródromo que conta com shows de bandas locais todas as noites, também haverá um palco alternativo. “A nossa festa procura valorizar o artista local”, enfatizou Selma, ao destacar a Tenda Literária e a exposição na galeria de arte Luiz Canará, como alternativas culturais com artes alusivas à temática do Arraial.

Um dos espaços mais frequentados durante o Arraial é a Fazendinha. Por dia, cerca de 1500 pessoas prestigiam os atrativos do local, que encanta principalmente as crianças com os animais. A novidade deste ano é o sorteio de brindes ao público.

O evento conta com a parceria de 25 Secretarias de governo. No circuito de segurança, a festa terá o envolvimento de todos os órgãos de segurança do Governo do Estado, que vai da organização do trânsito, ao reforço do policiamento ostensivo dentro da festa.

Parque é subdividido em áreas de comercialização

Para atender melhor ao público e aos comerciantes que irão atuar no 27º Arraial do Anauá, o Parque foi dividido em várias áreas. O circuito gastronômico conta com 30 barracas, além de 120 espaços para ambulantes, para máquinas especiais, jogos, e outros.

O circuito empreendedor, com 50 barracas, é de grande importância para o incremento da economia local, e a cada ano que passa aumentam mais as vendas de artesanatos, bijuterias e brinquedos para a criançada. Há também um circuito de minicarrinhos, brinquedos infláveis e parque de diversões.

A barraca da Rede Cidadania se destaca na gastronomia do Parque, pois todos os dias têm uma temática diferente, que valoriza a cultura gastronômica de outros estados e regiões brasileiras.