Cotidiano

5ª etapa deve ser realizada pelo Exército na próxima semana

Segundo a coordenação da Força-Tarefa Logística Humanitária, o novo processo contemplará mais de 120 imigrantes

Em entrevista a FolhaWeb nesta sexta-feira, 20, a coordenação da Força-Tarefa Logística Humanitária, grupo do Exército responsável pelas ações de acolhimento de venezuelanos em Roraima, confirmou para o próxima dia 24 de julho, a realização da 5ª etapa do processo de interiorização de imigrantes no Estado.

Conforme o chefe de comunicação do grupo, coronel Antônio Reboredo, a nova etapa vai contemplar pouco mais de 120 imigrantes , número esse que será dividido entre as cidades de Brasília (DF), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

“A tendência é que esse processo continue até interiorizarmos o máximo possível de voluntário, para dar uma estabilizada na cidade”, afirmou.

Desde a primeira até a última etapa, realizada no dia 3 deste mês, mais de 500 venezuelanos foram transferidos de Roraima para outros estados. O processo de seleção dos voluntários é feito pelo escritório local do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), que juntamente com Organizações Não-Governamentais (ONG), tem dado suporte ao Exército nos 10 abrigos espalhados pelo Estado.

“Na questão do abrigamento, o papel do Acnur é oferecer todo o suporte técnico como, por exemplo, o planejamento do espaço, e na gestão dos locais, que é feita diretamente por nós ou por meio de parceiros implementadores, como é o caso da ONG Fraternidade”, destacou o chefe do escritório do Acnur em Roraima, Pablo Mattos.

RONDON 1  – Também na manhã de hoje, 20, a Força-Tarefa Logística Humanitária realizou a inauguração do Rondon 1, novo abrigo que foi montado pelo Exército no bairro 13 de Setembro.

Diferente dos demais abrigos do Estado, este oferece uma capacidade maior de acomodação, já que o modelo desse novo projeto propiciou a montagem de casas permanentes, ao invés de barracas. A capacidade do Rondon 1 é de no máximo 600 pessoas, sendo este local destinado prioritariamente para os imigrantes que estavam no entorno da Rodoviária de Boa Vista, do abrigo do bairro Jardim Floresta e do pátio da Igreja Nossa Senhora da Consolata. 

“O trabalho hoje foi iniciado por volta das 4h, com as buscas pelas pessoas em diversos pontos da cidade, como a rodoviária e também no entorno dos nossos abrigos. Esse pessoal foi previamente cadastrado pelo Acnur e o nosso papel foi apoiá-los e buscar esses imigrantes para esse novo abrigo”, completou.

Ainda na entrada do abrigo, as equipes do Acnur realizavam uma nova triagem, onde foram verificados com mais cuidado os imigrantes que realmente deve permanecer no local. Ao término dessa etapa, as famílias contempladas receberam kits de higiene e a permissão de acomodação em uma das casas montadas pelo Exército. Cada uma delas terá capacidade para receber até seis pessoas.

NOVOS ABRIGOS  – Ainda segundo o chefe de comunicação da Força-Tarefa, outros dois abrigos devem ser entregues ainda este ano. O cronograma de entrega, segundo ele, acabou sofrendo um atraso em razão do período chuvoso.

“Nós temos mais dois para serem inaugurados, sendo eles o Rondon 2, aqui em Boa Vista; e o abrigo do BV8, na cidade Pacaraima. Ambos estão praticamente na mesma condição, passando pelos trabalhos iniciais de nivelamento do terreno. As chuvas atrapalharam bastante o cronograma, mas em breve eles serão inaugurados, com a mesma capacidade do Rondon 1”, concluiu Reboredo.

Publicidade