Cotidiano

66% das multas não chegam às casas dos motoristas roraimenses

Em 2018, já são 101.340; As principais notificações são referentes a multas e autuações de veículos

Quase 60% das notificações enviadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram devolvidas ao órgão em 2017. Nos quatro primeiros meses deste ano, 66% não alcançaram o motorista destinado.

Esses dados já parecem preocupantes, mas quando se coloca em números o problema parece ser ainda maior. Em 2017, 79.221 correspondências do Detran voltaram. Em 2018, já são 101.340. As principais notificações são referentes a multas e autuações de veículos, sem levar em conta as multas de radares, que são de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista.

Esses números assustam, mas não significam que apenas uma correspondência foi destinada por pessoa. Afinal, o processo de aplicação de multas é dividido em duas cartas: uma de autuação e outra de penalidade. Já o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cujas cartas passaram a ser emitidas desde janeiro, é dividido em três correspondências.

Segundo o coordenador do Registro Nacional de Infrações (Renainf) do Detran-RR, Síades Silva, os dados ainda assim são preocupantes, por indicar a tendência do brasileiro em esquecer de registrar seu endereço em dia junto a órgãos e instituições. “Quase dois terços das cartas que mandamos está voltando atualmente. Isso demonstra que está havendo a tendência dos roraimenses se mudarem e não comunicaram o Detran da troca de endereço”, frisou.

Quando a carta que deveria ser mandada para o condutor volta, motoristas acabam perdendo a chance de, por exemplo, recorrer de uma autuação aplicada ou resolver pendências. “A pessoa que é multada e não recebe a carta em sua casa acaba perdendo a oportunidade de se defender de uma autuação ou resolver aquela pendência de forma rápida e sem espantos. No caso da falta de defesa, o Detran aponta como revelia, falta de contestação do réu, e a penalidade é aplicada”, explicou.

COMO ATUALIZAR ENDEREÇO – Os condutores não precisam ir ao Detran para atualizarem o endereço. “Queremos poupar a burocracia de precisar ir ao Detran para resolver esse tipo de problema. Por isso, o condutor pode fazer a atualização por meio do site. É uma forma bem mais simples e que poupa bastante tempo”, frisou.

No site do Detran Roraima, www.detran.rr.gov.br, basta clicar em Habilitação > Serviços > Solicitação de Alteração de Endereço, informar dados pessoais para confirmar identificação e indicar o novo endereço. As atualizações são necessárias somente para condutores que mudaram de endereço após última renovação da habilitação. (P.B)

Publicidade