Cotidiano

75% do faturamento vem de terceirização da frota

Trinta e sete locadoras de veículos atuam no Estado com frota total de quase 1.700 automóveis

Setenta e cinco por cento do faturamento total de locadoras de veículos em 2017 foi procedente da terceirização de frotas, ou seja, do aluguel de veículos para empresas e órgãos públicos. Vinte e cinco por cento foram destinados para turismo de negócios e o restante, 5%, para turismo de lazer.

Estes e outros dados relacionados a locadoras de veículos foram divulgados ontem, 23, durante o lançamento do Anuário 2018 da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), realizado na Perin Veículos da avenida Capitão Júlio Bezerra.

Atualmente, o estado de Roraima conta com 37 locadoras de veículos. Destas, apenas três oferecem a locação de veículo com motorista. Apesar de todas estarem instaladas em Boa Vista, as empresas atendem demandas de todas as partes do estado.

A frota de veículo contabilizada atingiu 1.655 unidades, com 879 compradas ao longo de 2017. A Chevrolet (General Motors) é a líder de participação na frota total, com 32,63%, seguida pela Volkswagen com 28,88%. A Toyota vem em terceiro lugar, com 13,96%, seguida da FCA – Fiat/Chrysley/Jeep, 11,48%, e Ford, 5,20%.

Para o diretor regional da ABLA, Celio Fonseca, o evento é uma oportunidade de locadoras estarem atentas para as novas tecnologias, como, por exemplo, a possibilidade de alugar carros pela internet. “Estamos aqui conhecendo o setor para que possamos demonstrar que há um futuro promissor para ele. Precisamos enfrentar os desafios do futuro hoje. A maioria das locadoras de Roraima está inserida no conceito de reservas on-line. Ao procurar por reservas de carros on-line, já é possível encontrar locadoras de Roraima com esse recurso, não apenas franquias. Se não investimos em tecnologia, as locadoras desaparecem”, afirmou.

Sobre as demandas de locadoras em Roraima, Celio destacou a dependência que ainda existe do setor por parte de clientes ligados a instituições governamentais. “O governo federal ainda é o nosso maior cliente no interior. Em caso de uma grande obra na BR-174, como as que ocorreram recentemente no sul do estado, as nossas frotas de veículos sempre são necessárias”, disse.

Apesar disso, Celio mencionou que o agronegócio é outro segmento que, nos últimos meses, está cada vez mais demandando o aluguel de veículos. “Um novo cenário está se abrindo na questão do agronegócio. Ele ainda se concentra nas regiões do lavrado próximo à capital, mas a tendência é que haja uma expansão para o interior”, frisou.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos em Roraima, Vitor Hugo Perin, ter uma locadora é estar sempre atento ao futuro, para não se perder no passado. “Já ouvi dizerem que não existirá locadoras de veículos nas próximas décadas. Eu vejo essa provocação como um desafio, para que possamos abrir novos horizontes e pensarmos em como podemos nos reinventar, para demonstrar a necessidade das locadoras”, apontou.

ELÉTRICOS – O evento contou com a palestra do diretor comercial nacional da ABLA, Jorge Pontual. Na sua fala, ele destacou a importância do setor de locadoras estar sempre acompanhando a evolução da tecnologia, dando destaque para o crescimento da venda de carros elétricos ao redor do mundo.

“Hoje, 30% das vendas de automóveis nos Estados Unidos são de carros elétricos. Essa tecnologia só não existe no Brasil ainda por causa da falta de incentivo fiscal do Governo Federal. Mas um dia, ele terá que dar. É inevitável. Países ao redor do mundo estão fazendo isso e uma hora o Brasil vai fazer. E quando ocorrer, o mercado vai explodir. Isso não é futuro. É presente em vários países e precisamos estar acompanhando”, destacou.

BRASIL – O faturamento bruto com a locação de automóveis e comerciais leves no Brasil atingiu R$ 15,5 bilhões no ano passado, representando 12,3% de crescimento em relação a 2016. O número de empregos diretos atingiu 80.378, variação positiva de 4,93% em relação a 2016.

O número de locadoras subiu 2,52%, passando de 11.199 em 2016, para as atuais 11.482 empresas de locação de veículos ativas junto à Receita Federal, com automóveis e comerciais leves registrados junto aos órgãos competentes de Trânsito. O número de usuários também registrou aumento (17,24%), saindo de 23,2 milhões em 2016 para 27,2 milhões durante todo o decorrer do ano passado.

Conforme a pesquisa da ABLA, nacionalmente os emplacamentos feitos pelas locadoras em 2017 chegaram 359.702 novas unidades, que representam 16,56% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano pelas montadoras que atuam no Brasil. A frota total das locadoras (soma das compras de veículos realizadas em 2017 com os seminovos disponíveis para aluguel) é de 709.033 unidades no Brasil. (P.B)