Cotidiano

ANS suspende venda de planos de saúde da Unimed Fama e Geap

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 14 operadoras responsáveis por 38 planos de saúde em todo o país, medida que passará a valer a partir da próxima sexta-feira, 09. As empresas não poderão receber novos clientes até a divulgação do próximo ciclo de monitoramento dos planos, marcado para acontecer em setembro deste ano. Unimed Fama de Roraima e Geap estão na lista.

Segundo a ANS, a cada trimestre a listagem de planos é reavaliada e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência e à saúde são liberadas para oferecer novas comercializações. O motivo para a suspensão da venda dos planos é em razão das reclamações dos usuários sobre a qualidade do atendimento e cobertura dos planos. Somente no primeiro trimestre de 2017, a ANS recebeu mais de 14 mil queixas sobre assistência em seus canais de acesso aos clientes.

Os beneficiários dos planos que foram suspensos vão continuar a ter assistência normal até que as operadoras consigam receber o aval positivo novamente e assim, adquirir novos clientes. As companhias que tiveram a adesão de novos clientes suspensa foram: Salutar, Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (Unimed Fama), Geap Autogestão em Saúde, Unimed Norte-Nordeste, Caixa de Assistência à Saúde (Caberj), Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, Esmale Assistência Internacional, Serra Imperial, Santa Rita, Ecole, União Médica – Cooperativa de Trabalho Médica de Feira de Santana, Caberj Integral Saúde e Caixa Seguradora.

UNIMED – Dentre as empresas suspensas, duas atendem a maioria dos funcionários públicos do Estado, a Unimed Fama e a Geap. A Folha entrou em contato com as empresas sobre a suspensão, no entanto, até o fechamento das matérias, não obteve retorno.  (P.C.)