Esporte

ARBx traz campeão brasileiro de BMX para ministrar clínica a pilotos de RR

A clínica inicia nesta quarta-feira e vai até a sexta-feira. É aberta para todos os interessados do esporte, sem a necessidade de inscrição, na pista de bicicross da Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia

Os pilotos e amantes do bicicross terão a oportunidade de conhecer novas técnicas e adquirir experiência numa clínica que será ministrada pelo campeão brasileiro de BMX da categoria Elite, Alex Júnior que veio a Roraima a convite da Associação Roraimense de Bicicross (ARBx). O piloto tem 26 anos e a 17 pratica BMX.

A clínica inicia nesta quarta-feira, dia 31, e vai até a sexta-feira, dia 2 de junho e é aberta para todos os interessados do esporte, sem a necessidade de inscrição, e acontece na pista de bicicross da Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, onde acontecem as palestras e as aulas práticas.

Entre os temas que serão abordados na clínica está a história do piloto, com as dificuldades, os títulos, detalhes sobre treinamentos de largada, melhor empenho de entrada e saída das curvas, passagens de rampas, além de respeito ao adversário.

“Mas que fique claro que só poderão participar das aulas práticas os pilotos que comparecerem com equipamentos de proteção”, afirmou.

O pernambucano Alex Junior já está em Boa Vista desde a semana passada e competiu numa prova realizada pelo ARBX para que o piloto pudesse ter noção do nível das pistas de Boa Vista e dos pilotos do Estado.

Sobre sua vinda a Roraima ele falou que só foi possível com o apoio da ARBx e o esforço de alguns amigos de Boa Vista e Manaus-AM. “Conheci o Jean Roosevelt (presidente da ARBx), o Ygor, Fábio Pesca e Fabricio numa etapa do Brasileiro, em Jarinu-SP, e foi feito o convite para vir conhecer as pistas de Roraima e dar um treinamento e passar um pouco da minha experiência para os pilotos”, disse.

NIVEL – “O nível de pilotos daqui é muito bom, mas falta melhorar o nível das pistas e assim aumentar o rendimento dos pilotos quando forem competir lá fora”, frisou.

Alex Júnior classificou a pista da Praça Germano Sampaio, como abaixo de amadora.

“Precisa ser reformada e oferecer as mínimas condições para o piloto poder evoluir e representar o Estado”, disse.

Entre as mudanças propostas citou a altura do gate (local mais alto da pista onde é feita a largada). “Ter que ser na mesma altura das pistas onde são disputados os campeonatos brasileiros, que são em média de 5 metros de altura. Aqui tem em média um metro de altura. Fica difícil de encarar sem ter o treinamento adequado. O psicológico é diferente”, disse.

Ele citou ainda que tem que aumentar as rampas e a largura das curvas. As rampas das pistas em Boa Vista são em média de um metro de altura enquanto que nas pistas profissionais são em média de 1.60cm e 1.80cm. Já as curvas apresentam um espaço de 4 metros de vão, nas postas profissionais este espaço chega a nove metros.

“Não tem como treinar numa pista sem essas características e chegar lá fora conseguir multa coisa competindo com pilotos acostumados com as pistas maiores”, disse.

O piloto disse que não conheceu a pista da Praça Airton Senna. “Não deu para ver. Está fechada (com tapumes) devido a reforma da praça, mas pelo que me falaram não foi feita nenhuma mudança em relação ao que já tinha e ao projeto apresentado pela ARBx”, disse.

Alex disse que teve dificuldade numa corrida que participou e Manaus devido à falta dessa estrutura na pista. “O gate baixo já te deixa intimidado, sem impulso, além das curvas e saltos pequenos que acaba atrapalhando o desempenho final. Fora o calor da região que já é um complicador”, disse. 

Alex é bicampeão Brasileiro da categoria Elite; tetracampeão do Nordeste e tetracampeão Pernambucano e para vir para o Estado teve o apoio da ARBx e patrocínio da Esporte Company, Joggof, e dos pilotos de Manaus Fabricio Melo e Fábio Pesca de Boa Vista Hygo Robson, Eduardo Terminelle, Roosevelt Oliveira e da psicóloga Maria Nazaré.