Política

Abel nega aliança com Progressistas

Aproximação do Democratas com o Progressistas foi anunciado durante lançamento da pré-candidatura de Suely Campos

O deputado federal Abel Mesquita (DEM), coordenador da bancada de Roraima e presidente regional do Democratas no Estado, negou qualquer aliança com o Progressistas. O assunto foi ventilado durante o lançamento da pré-candidatura de Suely Campos ao Governo do Estado, na última quinta-feira.

Em carta aberta, o ex-governador Neudo Campos justificou a ausência dos deputados Abel e Remídio Monai, do PR, no evento e chamou os dois de companheiros de luta, deixando em aberto a especulação de que eles poderiam se aliar na eleição, o que foi negado pelo parlamentar do DEM.

“Nunca conversei com Suely ou Neudo sobre nada relacionado a alianças políticas. Na verdade, o que aconteceu é que me convidaram para o pré-lançamento da candidatura dela e falei que iria com maior prazer se não estivesse com a agenda cheia por conta de compromisso em Brasília”, disse à Folha.

Abel Mesquita afirmou que não tem nenhum compromisso político até este momento, nem com a governadora Suely nem com Neudo Campos. “Nunca conversamos a respeito disso. O Democratas ainda está vendo quem serão os candidatos do partido e não tem articulação política nenhuma. Pelo contrário, o que nós estamos fazendo é só verificando quem são as pessoas que querem sair candidato a deputado estadual e federal e senador. Depois é que veremos com quem faremos as alianças. Por enquanto não tem nada em vista ainda”, assegurou.

A reportagem da Folha procurou o deputado Remídio Monai (PR) e enviou demanda para sua assessoria, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

PROGRESSISTAS – Apesar da negativa de Mesquita, o Progressistas já conta com apoio de sete partidos e a negociação com outros 2 partidos, segundo informações do presidente municipal da legenda, deputado estadual Brito Bezerra.

Até o momento, já anunciaram negociações para aliança com os Progressistas: o Partido Republicano Brasileiro (PRB), do deputado Mecias de Jesus; o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) do deputado Coronel Chagas; o Partido Democrático Trabalhista (PDT), da senadora Ângela Portela; o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio; o Podemos, dadeputada Aurelina Medeiros; o Patriota, do Delegado Francisco; o Avante, do deputado Jânio Xingu; e o Partido dos Trabalhadores (PT), comandado pelo deputado Evangelista Siqueira.

“Nosso partido está aberto a conversações com todos os demais partidos, exceto o MDB que está sob domínio do senador Romero Jucá. Abel e Remídio são companheiros, pois destinam emendas parlamentares individuais para o Estado e ajudam a governadora em suas ações”, explicou Brito.

O presidente regional do Progressistas, deputado federal Hiran Gonçalves, disse que as conversas estão ocorrendo normalmente, mas por enquanto nada tem definido. “Em relação ao Remídio, podem ter conversas mais sérias, pois na minha opinião, na minha visão pessoal, ele não está bem acomodado no PR, mas o Abel apesar de ser próximo aos Campos, me disse que tem outro candidato a governador e afirma isso de forma pública. A situação do Abel no DEM é mais cômoda, pois ele pode apoiar um candidato a governador sem necessariamente coligar”, analisou.