Cotidiano

Acadêmicos da UFRR cobram serviços de manutenção no campus Paricarana

Alunos relatam falta de iluminação nos blocos, banheiro interditado, centrais de ar com defeito e outros problemas na infraestrutura

O campus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), está precisando de reparos em sua estrutura, conforme cobram alguns acadêmicos. Torneiras quebradas, corredores escuros, centrais de ar sem funcionar há mais de um ano e mato aos arredores dos blocos são alguns dos problemas relatados por alunos. Após a denúncia, a Folha visitou a instituição na tarde de ontem, 02.

Há alguns dias, denúncias de acadêmicos da UFRR começaram a ser enviadas à Folha. Em um dos casos, um estudante reclamou das condições que se encontram áreas distintas do campus, localizado na Avenida Capitão Ene Garcez, bairro Aeroporto, zona Norte. Ele afirmou que a sala de estudo individual na biblioteca está com uma central de ar sem funcionar há mais de um ano e, até agora, nenhuma providência foi tomada. O acadêmico relatou que dos dois banheiros masculinos, um está interditado e o outro com uma torneira quebrada, “desperdiçando água 24 horas por dia”.

Outra denúncia, desta vez de uma aluna, afirma que os corredores do Bloco III da instituição, estão com algumas lâmpadas queimadas, o que torna o tráfego pelo local perigoso no período noturno. “O campus Paricarana está precisando de reparos há muito tempo. Quem frequenta aqui, sabe. Os corredores são muito escuros. Quando começa a entardecer, já é notável. O Bloco III fica meio escondido, por ser localizado na parte de trás da biblioteca. Com a escuridão, fica até perigoso. E isso sem falar do matagal nas redondezas”, relatou.

A Folha apurou que, na biblioteca, a referida torneira com defeito continua a vazar água. O outro banheiro masculino seguia interditado. No Bloco III, por volta das 16h, apenas algumas luzes estavam acesas. Uma parte do forro estava deteriorada e alguns materiais acadêmicos, como cadeiras e computadores, estavam no chão do bloco. Na parte onde deveria ser uma área de convivência de alunos, algumas garrafas de refrigerante estavam amontadas no canto.

UFRR afirma que serviços já estão sendo executados

A Folha indagou a UFRR sobre os problemas citados pelos acadêmicos. Em resposta, a universidade ressaltou que, desde abril deste ano, estão sendo executados os serviços de manutenção predial e manutenção de refrigeração e climatização, por meio de novos contratos com empresas fornecedoras destes serviços.

“Considerando os processos e os prazos para a renovação de contratos no serviço público, algumas demandas reprimidas precisaram ser atendidas prioritariamente, dentro da programação estabelecida pela Pró-Reitora de Infraestrutura. As situações citadas não representam generalidades, mas sim, casos pontuais, os quais a UFRR já contemplou no calendário de ações”, justificou a instituição por meio de nota.

Nos casos de serviços de manutenção de refrigeração e climatização, a UFRR frisou que o interesse é atender prioritariamente as salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa e as bibliotecas. Quanto ao banheiro masculino da biblioteca , assim como as centrais de ar, devem receber a equipe de manutenção na manhã de segunda-feira, 5.

A universidade frisou que a equipe de manutenção predial estará na próxima semana no Bloco III para identificar os pontos que necessitam de manutenção. “Ali são desenvolvidas ações vinculadas ao Centro de Ciência e Tecnologia [CCT]. Quanto ao material ou patrimônio possivelmente descartado pelas unidades, a UFRR esclarece que é atribuição dos diretores e coordenadores dos referidos setores, a solicitação de coleta e destinação dos mesmos, por meio da prefeitura do Campus e o setor de Patrimônio Institucional”, destacou a nota.

Quanto ao mato presente em áreas do campus, afirmou que os serviços de manutenção da limpeza, capina e roçagem foram executados no final de abril deste ano, ainda por meio do convênio com a Prefeitura de Boa Vista. Com o encerramento do convênio, a universidade estabeleceu novo calendário com equipe do quadro efetivo da instituição e empresas terceirizadas. A previsão é iniciar os trabalhos na semana que vem, considerando as chuvas de inverno que exigem maior esforço em manter as condições de limpeza.