Cotidiano

Acadêmicos de Veterinária promovem trote solidário para auxiliar ONGs

Iniciativa visa arrecadar medicamentos, materiais de limpeza e ração para auxiliar nos trabalhos de ONGs que atuam na proteção de animais em situação de risco

“Muitas vezes uma pequena oferta produz grandes efeitos”. É com esse slogan que um grupo de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima (UFRR) decidiu promover um trote solidário voltado para ajudar no trabalho de Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na proteção de animais domésticos em situação de risco no Estado.

Batizado de Mucura’s, o grupo é formado por aproximadamente 30 acadêmicos, entre veteranos e calouros. Conforme a acadêmica Rebeca Assis, a iniciativa foi dos próprios estudantes em promover algum tipo de trote que integrasse todas as turmas do curso. “Nós batizamos de trote solidário devido à necessidade de buscar algum tipo de ação que fizesse essa integração sadia entre novatos e veteranos. O curso por si só tem a finalidade de promover o cuidado com aqueles seres que dependem de carinho e atenção. Nisso, acabou que tomamos conhecimento de um trote realizado em outro estado, onde os alunos se mobilizaram para reformar um abrigo que atua nesse sentido. Então discutimos a ideia e a grande maioria concordou em trabalhar nesse sentido”, afirmou.

De acordo com a estudante, inicialmente, as ONGs Yawara Associação de Proteção Animal e Associação Roraimense de Cuidados Animais (ARCA) foram as entidades contempladas pela ação, que está sendo divulgada por meio das redes sociais do grupo. “Nós ainda estamos no começo das ações, mas em conversa com outros membros do grupo, nós chegamos a conclusão de que, o que a gente mais quer é massificar a divulgação desse projeto, para que a doação não ocorra somente hoje, mas que as pessoas colaborem sempre. Então, todas as formas de divulgação vão ser utilizadas para que as pessoas possam nos ajudar”, destacou.

A jovem explicou ainda que os itens que estão sendo aceitos pelo trote são medicamentos, materiais de limpeza e ração para cães e gatos. Quem tiver interesse em contribuir poderá deixar sua doação nos pontos de coleta, nas clínicas veterinárias Emporium Animal, Dr. Kleber e na loja Lar Pet.

“Basta a pessoa ir até esses pontos de entrega e falar que o produto será destinado para o trote solidário, porque às vezes esse lugares também recebem doações para outras ONGs. Então, até para diferenciar as ações, é aconselhável que as pessoas digam que é para o trote solidário”, pontuou.

Para a coordenadora da Associação Roraimense de Cuidados Animais (ARCA), Ingrid Lemos, a iniciativa chega em boa hora, já que a entidade de cerca de dois anos depende exclusivamente da boa vontade de doadores e voluntários. “É uma iniciativa que sem dúvida faz toda a diferença nas ações da ARCA, pois a atuação da defesa dos animais em situação de risco é uma demanda que sempre aumenta”, salientou.

As doações para o Trote Solidário de Medicina Veterinária podem ser feitas até o final de agosto. A ideia é que os resultados sejam apresentações na acalouração do curso, prevista para início de setembro. “É uma ótima iniciativa. Se todas as pessoas pudessem contribuir, certamente não teríamos tantas ocorrências de abandono de animais domésticos aqui no Estado”, complementou a voluntária da Ong Yawara, Karen Barroso. (M.L)

Confira os pontos de coleta de doações:

Os voluntários podem fazer as doações em três locais: na clínica veterinária Emporium Animal, localizada na Rua Coronel Mota, 661; na Clínica Veterinária Dr. Kleber, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 358; e na Loja Lar Pet, localizada na Avenida Glaycon de Paiva, 424-C, todas no Centro.

As páginas do Grupo Mucura’s nas redes sociais são facebook.com/Grupo_Mucura’s e @grupomucuras no Instagram. Mais informações pelos telefones (95) 99141-0392 (Victoria), 99135-2811 (Yamna) e 98103-1408 (Rebeca). (M.L)