Cotidiano

Ação conjunta remove roraimense

Com apoio de autoridades venezuelanas, o governo estadual concluiu na tarde de sábado, 27, a remoção da roraimense Kerllania Alves Pereira, 23 anos. Ela estava internada em um hospital da Ilha de Margarita desde o início do mês, após complicações de saúde decorrente de uma malária. 

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Internacional do Estado (Seegi), Fátima Costa, a ação foi possível graças à ajuda da Vice-Presidência da Venezuela, que disponibilizou um avião para fazer a remoção.

“Passamos mais de 20 dias acompanhando a situação da Kerllania e articulando com autoridades da Venezuela uma forma de removê-la sem comprometer seu estado de saúde. A vice-presidência foi solícita em relação ao nosso pedido, tanto que disponibilizou o próprio avião para realizar a missão”, contou a secretária.

A aeronave que trouxe a jovem decolou por volta das 11h30 (horário local) do aeroporto de Margarita, chegando às 13 horas em Santa Elena de Uairén, fronteira com Pacaraima, Norte de Roraima. A viagem para Boa Vista foi feita por terra, em ambulância do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu).

“Ela corria risco de vida. Os médicos estabilizaram o quadro de saúde e agora conseguimos trazê-la de volta a Roraima”, destacou. Kerllania Pereira foi passar a virada de ano na Ilha de Margarita, ponto turístico venezuelano dos mais visitados por roraimenses e amazonenses. Mas, a jovem teve que ser internada às pressas devido a malária contraída no Brasil.

Durante esse período, a doença se agravou, atingindo rins e fígado, ocasionando uma infecção generalizada. Devido a essas complicações, a jovem foi levada ao coma induzido. A família dela não tinha condições de bancar o tratamento. Por isso, amigos promoveram campanha para custear as despesas. Em paralelo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Gestão Internacional (Seegi) articulou com a Vice-Presidência da Venezuela para remover a moça, assim que ela se recuperasse.

Segundo Fátima Costa, o apoio de autoridades venezuelanas tem sido fundamental para garantir o retorno de turistas brasileiros com dificuldades para retornar ao país. Quinta-feira passada, dia 25, por exemplo, 61 pessoas estavam em Puerto La Cruz e precisaram de ajuda para regressar ao país.

“Vale ressaltar que diariamente recebemos demandas em relação a problemas na fronteira e sempre que solicitamos apoio, as autoridades venezuelanas são receptivas, o que tem garantido a volta dessas pessoas em segurança”, pontuou. (M.L)