Cotidiano

Ação de conscientização sobre uso de ciclovias será promovida em maio

Objetivo é aumentar a mobilidade e a acessibilidade, principalmente de ciclistas, para garantir a circulação de forma segura

Tem se tornado cada vez mais comuns flagrantes de carros e motos estacionados ou mesmo transitando nas ciclovias e ciclofaixas da Capital. Por conta dessa situação, a Prefeitura de Boa Vista irá intensificar as campanhas educativas para conscientizar ciclistas, pedestres e motoristas que não estão acostumados a conviver com as mudanças causadas pela implantação do Plano de Mobilidade Urbana.

Ao todo, de acordo com o município, cerca de 40 dos 50 quilômetros de ciclovias que ligarão a Zona Oeste à Leste da Capital já foram construídos. O projeto que custou R$ 60 milhões contempla também calçadas, abrigos de ônibus, faixas exclusivas para ônibus, a reforma do Miniterminal Luiz Canuto Chaves, no Centro Cívico, além da implantação de semáforos e sinalização.

A ação de conscientização sobre o uso das ciclovias, que deve ser lançada no próximo mês, em alusão ao “Maio Amarelo”, faz parte da operação Calçada Livre, que é realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). O objetivo é aumentar a mobilidade e a acessibilidade, principalmente de ciclistas, para garantir a circulação de forma segura.

Segundo o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito do Smtran, Ney Brito, a campanha irá focar nos motoristas que usam de forma irregular o espaço destinado aos ciclistas. “Vamos realizar uma segunda etapa da campanha visando à questão dos estacionamentos irregulares nas ciclovias”, disse.

Segundo Brito, o Município está realizando o monitoramento dos pontos estratégicos onde mais ocorrem casos de infrações. “As ciclovias e ciclofaixas estão sendo monitoradas. Estamos fazendo o levantamento para fazer campanhas educativas nesses locais, e posteriormente, em toda a extensão das ciclovias”, explicou.

Para Ney Brito, o trabalho de conscientização aos motoristas é necessário, pois os casos têm sido recorrentes. “O problema maior em incidentes nas ciclovias são os veículos que estão subindo os obstáculos, o que ocorre pela falta de atenção, porque os blocos têm faixa reflexível para dar visibilidade maior aos condutores. Mesmo assim alguns motoristas insistem em ser irresponsáveis”, afirmou.

MULTA – O espaço é destinado à circulação de bicicletas. Portanto, outro tipo de veículo que transitar pelo local está cometendo infração e o motorista fica sujeito à multa. A infração é considerada gravíssima para o condutor que for pego transitando em ciclovia, o valor da multa é de R$ 884,00 e menos sete pontos na carteira de habilitação. Em caso do veículo estacionado, a infração é grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de 127,69. O veículo ainda pode ser removido do local.

No caso do dano ao Patrimônio Público, o motorista também pode ser responsabilizado, de acordo com o Código de Postura do Município. “A via pública tem seu local específico para trafegar. Pedestre tem que estar na calçada, os condutores pela via e pista de rolamento, assim como o ciclista nas ciclovias. Se alguém flagrar alguma infração pode denunciar pelos números 153 ou 156”, informou Brito.

As depredações ou destruições de pavimentação, guias, passeios, pontes, galerias, bueiros, muralhas, balaustradas, bancos, postes, lâmpadas, obras ou acessórios existentes nos logradouros públicos serão coibidos mediante ação direta da prefeitura que, julgando necessário, pedirá o concurso de força policial.

Os infratores do presente artigo ficam obrigados a indenizar a Prefeitura das despesas que esta fizer, acrescidas de 20% (vinte por cento) para reparar os danos causados nos leitos dos logradouros públicos, nas benfeitorias ou nos acessórios neles existentes. (L.G.C)