Cotidiano

Ação solidária ensina venezuelanos a criarem produtos para sustento próprio

Com a finalidade de ajudar venezuelanos que estejam desempregados e passando por necessidades financeiras, será realizado neste sábado, 16, às 15h, a Oficina de Produtos de Limpeza Artesanais, na Igreja Batista Getsêmani (IbGet), localizada na Rua Felipe Sturm, 305, bairro Mecejana.

Segundo os organizadores do projeto, os pastores Bruno Tito e Quézia Reis, a ideia do curso é ensinar, de forma prática, técnicas simples e baratas de como fazer desinfetantes e pastas para limpar alumínio. Tudo isso para que venezuelanos necessitados possam se tornar microempreendedores e passem a ter uma fonte de renda própria.

“Boa parte das 30 vagas já estão preenchidas. Estamos passando de sinal em sinal distribuindo convites para venezuelanos, além de visitar abrigos. Por muitos não possuírem dinheiro para se locomoverem para cá, estaremos disponibilizando carros para buscar e levar de volta quem precisar”, afirmou Bruno Tito.

Segundo Quézia, além de prestar ajuda aos venezuelanos, a ação promove, de forma indireta, a preservação ambiental. “Materiais de limpeza em supermercados podem ser caros e muitas vezes tóxicos ao meio ambiente. Eu, como consumidora, prefiro utilizar produtos caseiros, pois além de baratos, são biodegradáveis. E é esse tipo de produto que eles serão ensinados a fazer”.

A oficina faz parte do projeto “É possível ser feliz”, iniciado pelo casal de pastores logo que eles se mudaram do Mato Grosso para Roraima, há cerca de dois meses. Eles afirmaram que ficaram chocados com a quantidade de venezuelanos pelas ruas da cidade que estão passando por necessidades, por isso resolveram promover uma série de ações solidárias.

“Começamos a convocar os nossos fiéis para trazerem alimentos todo primeiro domingo do mês. Com eles, passamos a montar cestas básicas e distribuí-las para famílias venezuelanas necessitadas. Entretanto, entendemos que dar alimentos é um ato emergencial e não uma solução final. Afinal, uma hora a comida acaba. Por isso a ideia da oficina.”, afirmou Tito.

Além desta oficina de sábado, Quézia e Bruno estão trabalhando para criar outros tipos de ações dentro do projeto. Existe o planejamento de realizar, no dia 4 de novembro, um espaço onde voluntários da igreja prestarão atendimentos a venezuelanos desamparados. Dentre os voluntários estarão médicos, enfermeiros, assistentes jurídicos, dentistas, técnicos da computação e músicos. O local do espaço ainda está indefinido.

Para a pastora Quézia, é fundamental que haja a divulgação dessas ações para estimular outras pessoas a praticarem atos próprios que possam contribuir para mudar a atual realidade de imigrantes que não possuem locais onde morar. “Não buscamos converter ninguém a nossa igreja. Estamos fazendo essas ações porque acreditamos que ensinando e incentivando venezuelanos necessitados a criarem seus próprios microempreendimentos, é possível mudar a realidade de inúmeras pessoas que não conseguem achar um emprego, e proporcionar um futuro melhor para os filhos destes imigrantes também”, disse (P.B)