Cotidiano

Ações contra DST’s chegam aos abrigos

As ações serão realizadas até julho em todas as unidades de acolhimento para venezuelanos

Os abrigos para acolhimento de venezuelanos na Capital terão durante os meses de junho e julho, ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). As atividades são organizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com objetivo de levantar o número de possíveis portadores das DST’s e informar meios de tratamento.

De acordo com a técnica do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS’s) da Sesau, Valdirene Cruz, a segunda ação aconteceu ontem, 21, no abrigo do Santa Teresa.

“Elaboramos um cronograma para fazer a testagem para HIV, sífilis, tuberculose, hepatite b e c, nos abrigos. Na terça-feira, 19, estivemos no Latife Salomão e a segunda ação ocorreu ontem pela manhã, no Santa Teresa”, reafirma Valdirene. 

A técnica informa que no Latife Salomão foram 272 atendimentos, o que significa mais de mil testes realizados, considerando que cada pessoa é testada pelas cinco doenças sexualmente transmissíveis. No Santa Teresa, acreditamos que 160 pessoas foram atendidas. 

Além da testagem, os estrangeiros receberam cartilhas em espanhol com informações sobre as principais formas de contágio e como se prevenir. “Quando a gente vai com a ação, nós já vamos com a equipe de prevenção do Núcleo, com ações de orientação, cuidado, prevenção. Como as doenças são transmissíveis, a importância é de usar o preservativo. Quem já sabe que vive com a doença, nós indicamos as unidades que fazem tratamento”, completa Valdirene.

Com os resultados em mãos, o Núcleo terá uma noção de quantas pessoas vivem com a doença no Estado e elaborar outras políticas de prevenção. A técnica ressalta que o trabalho pretende combater a ideia de que “todos os imigrantes que vieram para Roraima estão doentes”. E para aqueles que estejam doentes, oferecer oportunidade de tratamento.

PRÓXIMAS – Após a visita aos abrigos, as equipes deverão retornar aos locais visitados para atender as pessoas que por alguma razão deixaram de ser atendidas, ou ainda não estavam em Roraima, explica Valdirene.

Em seguida, a Sesau continuará as ações em outras localidades da Capital. Entre os quais: condomínios, vias públicas e prédios abandonados, além de expandir as atividades para os municípios. “Além dos que estão nos abrigos, temos aqueles que pernoitam na rua. Nosso objetivo é buscar essas pessoas”, afirma. 

Ações de capacitação de profissionais de saúde também foram realizadas para que os servidores atendam estrangeiros e brasileiros em municípios do interior. A técnica afirma que medicamentos foram encaminhados para as localidades, com o objetivo de atender os pacientes diagnosticados. 

“Trabalhamos a descentralização dos retrovirais. Estamos com Pacaraima e Rorainópolis com retroviral e agora implantamos em Amajari e Bonfim, além das nove unidades de Boa Vista. Já capacitamos, já preparamos e agora vamos fornecer os medicamentos para ampliar essa prevenção”, ressaltou. (P.C.)