Polícia

Acusado de aplicar vários golpes com anúncio na internet é preso em flagrante

Várias pessoas já procuraram a delegacia para denunciar que o elemento anunciava venda de supostos produtos apreendidos pela Receita Federal

Na noite de terça-feira, a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) acionou uma guarnição da Força Tática do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, para atender ocorrência de prática de estelionato na residência de uma mulher, na Rua Vicente Correia Lira, bairro Asa Branca, zona Oeste. Quando chegaram ao local, os policiais foram informados pela vítima sobre o caso e conseguiram prender em flagrante delito David Alves Bezerra, de 26 anos.

Quando abordado, o homem estava dentro de um carro Punto, cor prata, em frente à casa da vítima, ocasião em que foi feita uma revista no interior do veículo e no suspeito. Para a polícia, a vítima contou que, sob o pretexto de ser funcionário da Receita Federal, estava tentando vender supostos produtos eletroeletrônicos que estariam apreendidos.  Disse que o carro usado pelo suspeito foi alugado por ela, no fim de semana, mas ele recusou-se a devolvê-lo à locadora.

Diante dos fatos, a Dicap informou que, em consulta realizada em seu banco de dados, percebeu que consta em nome de David uma passagem pelo sistema penitenciário em maio de 2014, quando foi recolhido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) pela prática do crime de estelionato. Porém, mediante a um mandado expedido pela 1ª Vara Criminal Residual, sua prisão em flagrante foi revertida em preventiva e, em setembro do mesmo ano, foi posto em liberdade por meio de alvará de soltura. Também confirmaram a existência de Boletins de Ocorrência (B.O.) contra ele sob acusação de aplicar golpes em muitas pessoas.

O suspeito recebeu voz de prisão, foi algemado e conduzido à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial para ser ouvido pelo delegado de plantão. Assim que as vítimas souberam que o indivíduo havia sido preso, apresentaram-se na delegacia para representar contra ele. A polícia informou que, somente nas horas em que o suspeito esteve detido, 12 pessoas compareceram à delegacia.

Depois que os procedimentos iniciais foram realizados, a autoridade policial encaminhou David para o 2º DP, pelo fato de que outras vítimas estavam no local e que a área de atuação dele concentrava-se especialmente nos bairros Buritis, Asa Branca e Caimbé, na zona Oeste. Quem reconhecer o suspeito como autor dos crimes deve procurar o 2º DP. O caso será entregue à Justiça para que decida sobre as medidas a serem tomadas em relação aos supostos casos de estelionato.

INTERNET – Muitas vítimas foram atraídas pelas redes sociais, onde David tem um perfil com o nome falso de “Gustavo Senna”. Em publicação recente, uma mulher postou fotos do indivíduo, denunciando os crimes praticados por ele que se apresentava como funcionário da Receita Federal ou como policial civil. Depois de toda a negociação, ele recebia o dinheiro e não entregava as mercadorias.

Conforme a legislação, quem obter vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, astúcia ou qualquer outro meio fraudulento está sujeito à reclusão de um a cinco anos e multa a ser estabelecida pela autoridade judicial. (J.B)