Polícia

Adolescentes acusados de assaltos trocam tiros com a Polícia Militar

Dupla tentou assaltar uma loja no bairro Pintolândia, quando foram interceptados e perseguidos pela PM

Dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos, na manhã de ontem, dia 22, depois de trocarem tiros com a Polícia Militar (PM) durante fuga pelas ruas de bairros da zona Oeste. Eles tentaram assaltar uma loja no bairro Pintolândia, foram interceptados e reagiram à abordagem policial atirando contra a viatura. Depois de alguns minutos de perseguição, eles foram pegos com arma, bolsas, dinheiro e uma moto roubada na Rua José Renato Hadad, no bairro São Bento.

De acordo com o Relatório de Ocorrência Policial (ROP), enquanto realizava patrulhamento de rotina por volta das 08h30, a PM avistou os dois indivíduos em atitude suspeita e, assim que avistaram a viatura, eles iniciaram fuga, mas foram acompanhados. Somente depois de caírem no cruzamento das ruas Tarcílio Ayres e José Casemiro da Silva, eles largaram a moto usada no crime e passaram a pular muros de residências.

Eles atiraram contra a polícia, que revidou com pelo menos seis disparos. Um vídeo sobre a atuação policial foi gravado por um popular. A PM pediu reforço e, depois de realizarem o cerco no quarteirão, os elementos foram encontrados em quintais de residências. “Os indivíduos pularam oito muros tentando escapar do cerco que fizemos, mas não lograram êxito”, disse um dos policiais que atendeu à ocorrência.

Em posse dos menores havia alguns materiais provenientes de roubos, como uma bolsa de cor marrom contendo um estojo de óculos, molho de chaves com controle, cordão dourado, aparentemente sendo de ouro, e a quantia de R$ 550 em dinheiro. Já na bolsa de cor verde escuro continha boletos de contas e uma chave. Eles trafegavam numa moto Fan 150, cor vermelha, placa NAN3278. Uma arma caseira, cor preta, e um celular também estavam em posse dos menores infratores.

Quando chegaram à delegacia com os adolescentes, os policiais encontraram as vítimas registrando o Boletim de Ocorrência do assalto, momento em que reconheceram seus pertences. Uma das vítimas relatou que caminhava às 07h50 em via pública, no bairro Sílvio Leite, quando foi abordado pelos elementos que anunciaram o assalto, fazendo menção de ter uma arma na cintura. A segunda vítima disse que às 08h10, quando estava em uma rua do bairro Alvorada, os elementos passaram por ela, puxaram a bolsa e saíram tomando rumo ignorado.

Um dos infratores informou onde tinha escondido a arma utilizada nos assaltos. Assim que a equipe da PM chegou à residência do suspeito, foi recebida pela mãe, que colaborou para que a arma fosse encontrada. O menor também explicou que a moto na qual transitava com o comparsa, foi alugada de um rapaz que mora no bairro Senador Hélio Campos.

Em relação ao veículo, descobriu-se que era roubada. Antes de serem encaminhados ao Distrito Policial, os elementos foram levados à unidade de saúde para receberem atendimento médico, uma vez que tinham ferimentos pelo corpo, ocasionados pela queda da motocicleta e pela fuga pulando os muros.

Eles foram ouvidos pela autoridade policial, que lavrou o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI), encaminhando os indivíduos ao Centro Socioeducativo (CSE), para que fiquem à disposição da Justiça. Os itens roubados foram restituídos às vítimas. (J.B)