Cotidiano

Agentes de Segurança Pública participam de curso de Análise de Inteligência

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) deu início, na manhã de ontem, 19, ao curso de Análise de Inteligência – Nível Produção do Conhecimento, com o objetivo de capacitar analistas de inteligência da área. A habilitação, que será ministrada até o dia 25 de junho, está sendo realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O lançamento do curso ocorreu na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), no bairro Canarinho, zona leste. Mais de 35 alunos de instituições estaduais e federais participarão da capacitação, entre eles, agentes da Secretaria de Justiça e Cidadania, do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, do Tribunal de Justiça, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Segurança Pública, além de policiais de outros estados.

Segundo a secretária de Segurança Pública em exercício, Haydée Magalhães, o curso eleva o nível de produção de conhecimento dos profissionais da área. “É um nível mais avançado para os nossos integrantes que já trabalham com inteligência. E temos participantes que vieram de diversos estados”, disse.

O curso, que está sendo realizado no auditório da Sesp, visa auxiliar as decisões dos gestores da área de Segurança Pública, além de integrar as instituições que compõem o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública. “O curso traz o principal legado que é o aperfeiçoamento da assessoria prestada pela atividade de inteligência voltada para área de segurança pública, onde o papel de integração é muito importante”, destacou o representante da Senasp e um dos instrutores do curso, André Tempone.

Conforme Tempone, a necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Inteligência da Segurança Pública é constante. “Trata-se de uma equipe multidisciplinar de vários órgãos de segurança. Iremos procurar aperfeiçoar o que eles já fazem dentro do sistema de inteligência, além de trazer fundamentação doutrinária e melhorar os produtos da assessoria”, frisou. (L.G.C)