Cotidiano

Agentes de combate a endemias fazem ações no Sul de Roraima

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando, desde segunda-feira, 16, ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da malária em diversas vicinais no Município de Rorainópolis, no Sul do Estado, com cerca de 27 mil habitantes.

As ações de combate ao mosquito anófeles, transmissor da doença, foram feitas nas vicinais 13, 41, 42, 43 e 44. A programação deve se estender por todas as vicinais de Rorainópolis.

De acordo com os funcionários do setor de vigilância em saúde, a escolha das vicinais foi feita porque elas apresentaram níveis mais elevados de contaminação por malária, com cerca de 11% do quantitativo total de residentes nessas vicinais, o que tem deixado todos os responsáveis pela secretaria de saúde do município em estado de alerta.

“Temos a grande preocupação em realizar o mais rápido possível o acompanhamento em todas as vicinais, pois os níveis de infestação nessas comunidades estão elevados, e não podemos deixar os mosquitos se proliferarem mais”, relatou o coordenador do setor de endemias, Márvio Viana Duder.

Para ele, além dos trabalhos de coleta de sangue, feitos em todos os moradores das vicinais, aplicações de venenos nocivos aos mosquitos serão feitas, além de todo um trabalho de conscientização para os moradores. O objetivo é tentar acabar com os criatórios dos mosquitos, que tem se proliferado em grande número nessas regiões.

“Daremos uma atenção toda especial para essas comunidades, que estão sofrendo muito com sucessivas recaídas de malária. Em alguns casos, encontramos famílias em que todos os membros estão com a doença, e precisamos acabar com esse problema de qualquer maneira, para dar alívio a essas famílias”, disse Márvio. (J.R)