Polícia

Agentes denunciam falta de efetivo e armamento, e visitas são suspensas nos presídios

Segundo os agentes, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) não cumpria o que havia prometido à categoria

Assim como prometido pelos agentes penitenciários, que estão em ‘Operação Padrão’ desde o início da semana, as visitas de parentes de presos na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) e na Cadeia Pública estão suspensa este final de semana.

Segundo os agentes, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) não cumpria o que havia prometido à categoria. Sem efetivo, armamentos e equipamentos suficientes, eles cruzaram os braços e não permitiram a entrada dos familiares dos detentos na unidade.

“A Sejuc não respondeu ao que pedimos e infelizmente não tivemos como proceder.  Na verdade não cumpriu o que o secretário [Ronan Marinho] falou na televisão. Ele disse que iria fornecer o que pedimos,  mas não forneceu”, afirmou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindap), Lindomar Sobrinho.

Os familiares dos presos ficaram indignados com a situação, pois disseram que haviam sido informados pela Sejuc de que as visitas seriam liberadas. “Tem um monte de familiar aqui, crianças que trouxeram alimentação. Ontem o secretário falou que teria visita normalmente porque haveria apoio da Força Nacional e PM. O povo pede dinheiro emprestado para alimentar os presos, todo mundo vem e não conseguimos entrar”, disse a mulher de um detento.

SEJUC- Em nota, a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informou que houve deslocamento de agentes penitenciários para acompanhamento de presos no HGR (Hospital Geral de Roraima), realizado pelos chefes de plantões da Cadeia Pública de Boa Vista e da Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo) e, por esse motivo, as visitas não ocorrerão neste fim de semana nas duas unidades prisionais.