Polícia

Agricultor morre eletrocutado após pisar em fios soltos

A vítima vinha com o pai de motocicleta, da Comunidade do Pium, para Cumaru onde realizariam uma pescaria

O agricultor Andeclendeson Aniceto, de 23 anos, morreu no começo da noite de quinta-feira, dia 21, em decorrência de uma descarga elétrica. Os fios da rede de distribuição elétrica caíram na estrada em que passava, mas a vítima não viu e acabou pisando em um deles. O incidente ocorreu na entrada da vicinal do Cumaru, região do Município de Bonfim, a Leste do Estado.

Enquanto a família aguardava para fazer a liberação do corpo na sede do IML (Instituto de Medicina Legal), o pai da vítima explicou que estava junto com ele, na garupa da moto, no momento em que o filho foi eletrocutado.

“A gente estava indo até o igarapé para colocar o malhador para pegar alguns peixes, mas depois que deixamos a estrada [BR-401] e entramos na vicinal do Cumaru, percorremos uns 10 metros e vimos uma faísca. Já estava escurecendo, era umas 18h30, e meu filho foi parando a moto para saber o que era. Na hora que paramos, ele colocou o pé no chão, mas foi bem em cima do fio”, relatou o pai ainda em estado de choque.

O sobrevivente disse que o filho deu um gemido alto e ficou duro em seguida. Ele relatou que ainda tentou empurrar o rapaz da moto, mas também recebeu descarga elétrica. “Eu nem sei como sobrevivi. Eu não me lembro de como sai da moto. Só sei que tentei empurrar meu filho, mas também levei o choque e o fio pegou fogo, incendiando a moto”, lembrou.

Em razão da descarga elétrica, o corpo da vítima ficou parcialmente carbonizado. Um primo de Andeclendeson disse à Folha que quando chegou ao local do acidente, o tanque da moto tinha explodido e tanto o veículo quanto os membros inferiores da vítima estavam comprometidos porque pegaram fogo.

A família informou que a Eletrobras chegou ao local dos fatos e fez o desligamento da rede de distribuição para que os peritos e os agentes do IML pudessem fazer a remoção do cadáver com segurança.

O corpo chegou à Capital por volta das 3 horas desta sexta-feira, dia 22. O pai da vítima disse que apesar de ter sentido o choque, não teve nenhum hematoma físico, mas que estava muito abalado por perder o filho naquelas circunstâncias. “Eu nem sei como vai ser agora porque ele tem um filho de três anos e outro de um ano e meio. Vou atrás dos direitos dele”, garantiu.

A médica responsável pelo exame cadavérico emitiu laudo e deu a causa da morte como decorrente de eletroplessão, gerada por energia elétrica industrial e ressaltou que o corpo estava carbonizado, comprometendo todos os órgãos internos.

O pai reforçou que ele e o filho voltavam da Comunidade do Pium para o Cumaru, onde vivem e onde realizariam a pescaria que foi interrompida pelo fato trágico. Andeclendeson era indígena da etnia Macuxi.

DISTRIBUIÇÃO – A Eletrobras se manifestou por meio de nota e informou que a energia foi reestabilizada na comunidade após o conserto da fiação. “A Eletrobras Distribuição Roraima foi informada sobre o rompimento do cabo de sua rede elétrica no Município de Bonfim e da ocorrência do acidente as 19h44 desta quinta-feira, dia 21. Imediatamente duas equipes foram enviadas ao local para prestar o atendimento. O fornecimento de energia no local já foi normalizado”, informou a nota enviada pela empresa.

A nota ainda destaca que descargas atmosféricas podem causar rompimento da rede elétrica, nesse caso é recomendado que não se aproxime, informando à empresa o mais rápido possível e que qualquer manuseio com rede elétrica deve ser feito por profissional que dispõe de equipamentos de proteção adequados.

A Eletrobras Distribuição Roraima ressaltou na nota, que qualquer problema na rede elétrica deve ser informado à empresa pelo telefone 0800 70 19 120 ou no posto de atendimento de cada município. (J.B)