Geral

Aikithai abre inscrições para o I Campeonato Estadual de Muay Thai

Entre 50 e 60 atletas são esperados para a disputa do I Campeonato Estadual de Muay Thai, promovido pela Associação Aikithai de Muay Thai Navarach. A competição está prevista para o mês de maio e as inscrições se iniciam no dia 22 de março.

Esse é o primeiro evento do calendário 2018 do Muay Thai roraimense e pelo menos cinco academias já confirmaram participação. De acordo com mestre Paulo Olavo Krumuay, na semana que antecede a competição, também será realizado um workshop de Muay Thai moderno esportivo e Muay Boram.

“Nós vamos passar um pouco da experiência que tivemos no final de 2016, quando eu fui convidado a treinar no berço do Muay Thai, na Tailândia. Então será uma ótima oportunidade para quem ministra e quem pratica a modalidade, de vivenciar um pouco das novidades, vindas do país que criou o esporte”, explicou Krumuay.

Graduação – No dia 23 de março, depois de oito anos desenvolvendo treinamentos, o CT Aikithai realiza a cerimônia de graduação dos primeiros alunos em grau preto – 11 Khan Modern Sports Muay thai.
E Roraima terá a primeira mulher formada devidamente com titulação nacional e internacional: Mônica de Lima Lopes Barros.

Além de Mônica, o militar do Exército, Sérgio Henrique Sales de Castro também receberá a graduação. “Eles passam a ser professores, credenciados internacionalmente e também começam as preparações em muay thai navarach avançado para formação em muay boram navarach em até 2 anos”, explicou Krumuay.

No dia 6 de maio, acontece a concessão de graus de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Khan de Muay Thai Moderno Esportivo. Além disso, a partir deste ano, os alunos receberão números cadastrais internacionais. “A nossa academia tem esse registro chancelado na Tailândia pela Syamyuth School Muay Boram and Muay Thai Navarach, do grande mestre e general de brigada, Amnat Pooksrisuk, mestre em Estratégia Militar da Real Escola Militar de Estratégia de Guerra da Tailândia”.

Crescimento da modalidade em Roraima – Krumuay avalia que a modalidade ainda está iniciando em Roraima e por isso o nível técnico geral ainda é baixo.

“Estamos trazendo eventos para o Estado, melhorando a qualificação técnica dos instrutores e professores das academias que nos procuraram e temos a expectativa de em um ano, ter atletas em condições de disputa em eventos nacionais e internacionais, no Brasil e na Tailândia”.

Ele também citou a importância do reconhecimento da formação. “Não formar professores idôneos com conhecimento técnico devido e registrado legalmente, com certificado válido nacional e internacionalmente é uma falta grave ainda aqui no Estado. Várias pessoas curiosas e sem conhecimento estão dando aula de alguma coisa usando o termo “muay thai” e sequer tem formação pedagógica em muay thai, certificação ou titulação. A certificação de professores e mestres somente se dá na Tailândia. E somente mestres internacionais podem graduar ou formar instrutores e professores de muay thai”, ressaltou.

Segundo Krumuay, o CT Aikithai está à disposição para ministrar formação técnica, conceder alvará de funcionamento credenciado para academias de muay thai chancelado por mestre com titulação internacional.

CAPACITAÇÃO CONTÍNUA – Krumuay já se prepara para retornar à Ásia. Em dezembro ele novamente embarca para a Tailândia, para um novo período de treinos e desta vez, além de aprender, ele também passará seus conhecimentos. Além disso, ele tenta viabilizar a vinda do mestre Amnat à Boa Vista, entre os meses de outubro e novembro.

MAIS EVENTOS – Krumuay falou ainda a respeito de uma novidade: em julho, prepara o Open de Arte Marcial de Contato – Kumite Fight Night. “Será um superevento com premiação em dinheiro e lutas por sorteio de peso e categorias, a exemplo de como são realizados mensalmente na Tailândia. São eventos tradicionalíssimos por lá”, finalizou. (R.A)