BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE
Ajuda a emagrecer e proporciona saciedade
Alimento auxilia na perda de peso, oferece energia saudável para o organismo e é benéfica para quem tem diabetes
Por Folha Web
Em 07/01/2017 às 00:14
A batata doce é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil (Fotos Divulgação)

A batata doce é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil e não é à toa. Por ser rica em fibras, ela é considerada um alimento com médio índice glicêmico, ou seja, aumenta gradualmente a glicemia. Dessa forma os carboidratos são digeridos mais lentamente, fornecendo energia ao organismo de forma gradual, não elevando os níveis de insulina e assim podem auxiliar na perda de peso, pois os picos de insulina no sangue estimulam o organismo a estocar gordura localizada.

O fato de ser uma fonte gradual de energia faz com que a batata doce seja um alimento essencial para quem pratica atividade física. Isso porque ela possibilita que esses indivíduos tenham energia para disponibilizar para os músculos durante a atividade física, não os levando à hipoglicemia de rebote, queda brusca dos níveis de glicose quando consumimos alimentos com alto índice glicêmico no pré-treino - levando à tontura, náuseas e até mesmo desmaios durante a prática de atividade física. Além disso, a batata doce pode ser consumida com a intenção de ressíntese de glicogênio muscular - estoque de glicose dos músculos.

Benefícios da batata doce para pacientes diabéticos

Com relação a patologias, indicamos seu consumo a pacientes diabéticos, uma vez que possui alto teor de amido resistente - fibra digerida lentamente. A batata doce em si não previne ou cura a doença, mas pode ajudar a diminuir os riscos de picos de glicose sanguínea. Esse mecanismo é de extrema importância ao organismo, uma vez que poupamos mais o pâncreas, produzindo quantidades baixas de insulina, hormônio que capta a glicose para combustível celular, podendo assim diminuir o risco de diabetes.

Estudos mostram a comparação do teor de amido resistente da farinha de mandioca e da farinha de batata doce. A primeira, em 100 g de farinha, possui 10% de amido, enquanto que a batata doce apresenta 17%. Este amido resistente auxilia ainda mais na lenta digestão, auxiliando o aumento da saciedade do indivíduo.

Vitaminas e nutrientes da batata doce

A batata doce é originária da América tropical. Sua forma, tamanho e cor variam de acordo com sua espécie. Por aqui temos a batata doce branca, amarela e roxa. A versão amarelada, devido ao seu pigmento, é rica em betacaroteno, que, uma vez ingerido, transforma-se em vitamina A, responsável pela saúde ocular, da pele, pelo aumento da imunidade e pode auxiliar no ganho de massa muscular. Além disso, a batata doce é rica em Ferro, Cálcio e possui propriedades imunomodulatórias, que atuam modulando e ativando os componentes celulares e seus mediadores químicos, aumentando, assim, a efetividade do sistema imunológico.

Já a batata de coloração roxa possui maior teor de antocianinas. Sendo assim, são uma excelente fonte de antioxidantes, evitando a ação dos radicais livres ao organismo.

Recomenda-se o consumo desse tubérculo cozido ou assado em forma de purês, sopas, picadinhos. Se ainda quiser aumentar a propriedade funcional deste tubérculo, ele pode ser consumido com especiarias como canela, curry, açafrão, alecrim, tomilho, dentre outras.

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!