Cotidiano

Ala 7 comemora Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Na ocasião, 33 militares da Aeronáutica foram agraciados com ‘Medalhas Militar’ em homenagem e recompensa pelos bons serviços prestados durante anos à FAB

O 14 Bis, também conhecido como Oiseau de Proie (Ave de Rapina), construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont que realizou o primeiro voo em um avião no ano de 1906, foi lembrado, nesta segunda-feira, 23, em cerimônia alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador, realizada na Ala 7, antiga Base Aérea de Boa Vista.

Na ocasião, 33 militares da Aeronáutica foram agraciados com ‘Medalhas Militar’ em homenagem e recompensa pelos bons serviços prestados durante anos à FAB. A honraria foi entregue para condecorados que se encaixam nas patentes de oficiais, graduados e praças em serviço ativo. As medalhas foram destinadas a quem completou 30, 20 e 10 anos de serviços prestados à Aeronáutica.

“Hoje nós comemoramos o Dia da Força Aérea e o Dia do Aviador, marcado pelo feito histórico do nosso brasileiríssimo Alberto Santos Dumont, quando no dia 23 de outubro de 1906 foi o primeiro homem a conseguir que um equipamento mais pesado que o ar alçasse voo, então em homenagem a ele e a Força Aérea Brasileira nós comemoramos esta data especial”, disse o comandante da ALA 7, Tenente-Coronel Aviador Eric Breviglieri.

Entre os condecorados está o capitão Especialista em Armamento, Selmo de Almeida Moraes, que há 32 anos contribui atuando na Aeronáutica. “Com muito orgulho que estou nessa carreira militar há mais de 30 anos. Nesse tempo pude contribuir de forma exemplar para Força Aérea Brasileira na área de armamento na aviação. Esse momento para mim é único, ao mesmo tempo receber a honraria ao lado de grandes companheiros me deixa muito feliz”, contou.

O comandante Eric Breviglieri ressaltou a importância do papel da Força Aérea no controle do território brasileiro. “A Força Aérea faz o controle de 22 milhões de quilômetros, que inclui o território brasileiro e as águas internacionais adjacentes. Nosso papel é defender não só a parte continental, mas também a zona econômica exclusiva brasileira que é um papel importante de integração”, salientou.

EXPOSIÇÃO – No dia 29 de outubro os portões da Ala 7, localizada na Rua Valdemar Bastos de Oliveira, 2990, bairro Aeroporto, estarão abertos a sociedade roraimense com o objetivo de integrar a população às atividades desenvolvidas pela FAB em Roraima e na Amazônia. Na ocasião, a Ala 7 realizará ações cívico-sociais, como campanhas de multivacinação, exames gratuitos de mama e exposições educativas para todas as idades. O evento tem entrada gratuita.

A programação conta com exposição de aeronaves militares como os A-29 Super Tucano, C-98 Caravan da própria Ala 7 e os modelos F-5EM e o C-105 Amazonas vindos de Manaus. Além de exposições de equipamentos militares aéreos e terrestres, o público poderá assistir a demonstrações de aeromodelos, apresentação da Banda de Música e do Pelotão de Cães de Guerra.

Durante o evento, serão arrecadados alimentos não-perecíveis para doação a instituições beneficentes do município. (E.M)