Cotidiano

Alistamento militar poderá ser feito via internet a partir do ano que vem

O Ministério da Defesa normatizou o alistamento on-line e outras fases do recrutamento para o serviço militar nas Forças Armadas. Conforme o Diário Oficial da União (DOU), os procedimentos serão executados por meio do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (Sermilmob), que por sua vez é administrado pelo Comando do Exército. Em Roraima, a previsão é que o alistamento on-line comece a funcionar a partir do dia 1º de janeiro de 2018.

O sistema está em fase de implantação no Estado. A próxima etapa é a instalação e, por fim, a divulgação. Segundo o delegado de Serviço Militar, capitão José Donizzetti, o sistema foi planejado com o intuito de fornecer melhoria no processo de alistamento. Com a modernização mundial e o acesso à plataforma web, ele explicou que o Sermilmob vai possibilitar que os jovens efetuem o alistamento sem precisar se deslocar à Junta Militar.

Outra mudança prevista com o alistamento on-line é o jovem poder selecionar a Força que pretende servir. No entanto, isso não significa que a indicação será atendida. Donizzetti ressaltou que o controle e a destinação dos recrutas são feitos pelo Serviço Militar, em Brasília, de acordo com as informações declaradas no ato do alistamento e o resultado dos testes médicos, físicos e psicotécnicos. Em Roraima, os jovens poderão optar pelo Exército Brasileiro e a Força Aérea.

Segundo o delegado, o alistamento vai continuar na boa vontade do jovem em buscar sua quitação ao serviço militar apesar das mudanças. “É feito um trabalho de divulgação, ainda que não seja essencial. Está previsto em lei que o jovem precisa se apresentar independente de convocação. É algo que já está no sangue do brasileiro, a sociedade como um todo tem esse conhecimento”, destacou.

Donizzetti reforçou que o serviço militar é direcionado a todos os brasileiros. Em relação às mulheres, isentas do serviço obrigatório, cabe o serviço voluntário. Nesse caso, ele informou que é necessário atender alguns pré-requisitos e passar pelo processo seletivo para poder exercer o serviço. Em ambos os gêneros, o alistamento poderá ser realizado via internet ou presencialmente em uma Junta do Serviço Militar, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado pelo Sermilmob.

Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas. Em Roraima, cerca de 5.500 jovens se alistam por ano para concorrer a aproximadamente 780 vagas.

DIFICULDADES – O delegado apontou que a internet em Boa Vista é capaz de suportar o sistema, mesmo com quedas frequentes de energia. No entanto, alguns municípios podem vir a ter dificuldade de acesso à internet por conta da localização. “São problemas que teremos que superar. A instalação do sistema é simplesmente uma melhoria para o processo”, disse.

POSTO – O capitão José Donizzetti informou que a Delegacia do Serviço Militar em Boa Vista, que é o órgão responsável por coordenar o alistamento no Estado de Roraima, será desativada. No lugar, será implantado o Posto de Recrutamento e Mobilização, no quartel da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Segundo ele, o posto vai receber maior efetivo de militares para aprimorar a assistência de atendimentos. Ainda em fase de implantação, ele relatou que o próximo passo é a operacionalização do alistamento on-line, prevista para 1º de janeiro.

JUNTA MILITAR – Mesmo com a mudança da delegacia para o posto, os atendimentos na Junta do Serviço Militar, localizada na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, zona oeste, vão permanecer. O capitão explicou que a Junta é um órgão administrativo do município e, portanto, não vai sofrer alterações. “O posto é mais para a coordenação de todo o Estado. A Junta auxilia no atendimento dos jovens que estão na Capital”, frisou.

Publicidade