Cotidiano

Alto Alegre enfrenta falta de água por duas semanas

Os moradores do município de Alto Alegre, na região centro-oeste do Estado, denunciaram à Folha a falta de abastecimento de água na região. Segundo eles, a água voltou de forma parcial na madrugada desta quarta-feira, 24, após duas semanas de transtorno, quando as famílias foram obrigadas a buscar água em poços artesianos em baldes numa carrocinha.

Um morador que durante os 35 anos em que mora no local disse que o problema de falta de água nunca foi resolvido. Segundo ele, a adutora do Rio Mucajaí, responsável por abastecer o Município, nunca foi suficiente na região. Ele explicou que a população chegou a entrar em contato com a Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer). “Eles só pedem desculpa pela falta”, frisou.

 A dona-de-casa Maria das Graças disse que enfrentou dificuldades durante as duas semanas sem água. Com ajuda dos filhos e netos, ela buscava de cinco a sete baldes de água por dia, tanto para cozinhar quanto para higiene pessoal. Ela relatou que, nos dois primeiros dias sem água, verificava de hora em hora as torneiras. “Depois do quinto dia eu deixava o chuveiro aberto porque, se chegasse, eu iria ouvir”, relatou.

Outra moradora, que preferiu não ser identificada, enfatizou que já denunciou diversas vezes na imprensa, no entanto, nunca recebeu apoio de outros moradores. Durante uma denúncia à uma rádio, há mais de dois anos, ela relatou que foi chamada de mentirosa por um dos governantes da época. “Depois desse dia, eu desisti de tentar mobilizar as pessoas. Muitos são comprados durante período eleitoral”, afirmou.

A aposentada lembrou a época em que não havia água, energia e remédios no Município. Para ela, muito do passado ainda resiste na localidade. “Fora os remédios, os demais problemas ainda existem e prejudicam muito os moradores, principalmente comerciantes e donos de restaurantes”, destacou.

CAER – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima afirmou que, devido ao desgaste natural, foi necessário realizar uma manutenção corretiva no sistema de tratamento da água em Alto Alegre. “Desta forma, foi preciso diminuir o volume de produção de água na localidade, porém o abastecimento não foi comprometido de forma total”, frisou.

Conforme a empresa, as equipes iniciaram os trabalhos no sábado, 20, que incluem a substituição do material filtrante utilizado na retirada das impurezas de forma gradativa. A expectativa é que os reparos sejam concluídos até amanhã, 26. Ressaltou ainda, que a execução dos serviços é necessária para garantir a melhoria no funcionamento do sistema de tratamento da água. (A.G.G)