Cotidiano

Alunos cobram melhoria na qualidade da merenda escolar

PRF interditou a Avenida das Guianas por 50 minutos devido ao número de alunos em frente à escola

Alunos da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de setembro, zona Sul da capital, fizeram uma manifestação em frente à escola na manhã de ontem. Por causa do protesto, a Avenida das Guianas, trecho urbano da BR-401, foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por cerca de 50 minutos.

Cerca de 80 alunos protestaram e pediram melhorias na qualidade da merenda escolar, que não oferece proteína, como carne, frango ou peixe, aos alunos de tempo integral. “Para o lanche estava sendo servido apenas bolacha com nescau, há muitos dias, e no almoço era apenas arroz, feijão e farinha”, contou a aluna Nayane Lima, de 18 anos, que estuda no 3º ano.

A vice-presidente do Grêmio Estudantil, a aluna Alice Lima, de 16 anos, uma das líderes do movimento, informou ainda que a escola não possui estrutura para um programa de Ensino de Tempo Integral. “A escola tem muita goteira, muita infiltração. Agora na época de chuva temos que fazer um novo mapeamento na sala porque as goteiras ficam por todos os lados”, disse.

De acordo com os alunos, tanto a qualidade das refeições quanto a infraestrutura têm contribuído para o mau desempenho escolar, principalmente para aqueles que estudam em tempo integral e permanecem na escola um longo período de tempo, das 7h30 às 17h05.

Os alunos da Escola Maria das Dores Brasil são conhecidos por cobrarem melhorias. Em 2016, eles protestaram contra a falta de materiais de limpeza e o atraso do pagamento dos salários dos funcionários de limpeza de uma empresa terceirizada.

OUTRO LADO – A equipe da Folha tentou contato com a direção da escola e foi informada que os gestores estavam em reunião com o líder do movimento e a secretária-adjunta de Educação, Maria Neusa de Lima.

Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) confirmou que na manhã de ontem, 4, a secretária-adjunta de Educação, Maria Neusa de Lima, esteve na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de setembro, para ouvir a demanda dos estudantes.

Na ocasião, a secretária marcou uma reunião para a próxima semana com o representante do Departamento de Apoio ao Educando (DAE) e com os estudantes para tratar das questões referentes à merenda escolar.

Quanto à estrutura física da escola, a Seed informou que existe um processo para a reforma da unidade em trâmite na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), e vai convidar um representante da pasta para participar da reunião e esclarecer sobre o andamento do processo. (K.M)