Cotidiano

Alunos da Escola Maria das Dores realizam segundo dia de manifestação

Protesto cobra limpeza no prédio da escola e pagamento das funcionárias terceirizadas responsáveis pela faxina

Estudantes da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, realizam uma manifestação em frente à unidade escolar.

O protesto que iniciou ontem (04) reivindica a falta de materiais para limpeza e contra o atraso de quatro meses nos salários das funcionárias de serviços gerais, contratados por uma empresa terceirizada.

De acordo com a estudante Ohara Lima de 17 anos, os protestos devem continuar até as reivindicações forem atendidas.

“A escola está sem condições, professores e alunos estão fazendo a limpeza. Alguns candidatos que vão fazer a prova do Enem amanhã doaram material de limpeza para que a prova seja aplicada. Hoje, a diretora tentou impedir o nosso protesto nos proibindo de sair da escola” relatou.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) relatou que a direção da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro, informa que todos os professores que tinham aula nesta manhã desta sexta-feira, dia 4, compareceram à unidade de ensino, no entanto, os alunos não quiseram entrar em sala para assistir aula. 

Sobre os portões fechados, a primeira preocupação com os estudantes se deu pelo fato da unidade estar em avenida onde o fluxo de carro e moto é intenso. A segunda é que neste final de semana ocorrem as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os alunos precisam revisar o material estudado, logo não podem ficar sem aula. 

A direção escolar ressalta que respeita o direito dos estudantes e, por isso, permitiu a abertura dos portões para fazerem o protesto que ocorreu na quinta-feira, dia 3.