Cotidiano

Alunos da Escola Monteiro Lobato participam de cursos de pintura com artístas plásticos

O objetivo do projeto é despertar a imaginação e criatividade

Alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato participaram da oficina de pintura “Pintando com Cardoso”, ministrada pelo artista plástico Augusto Cardoso e por Edicilda Cardoso, esposa dele, especialistas em pintura em tela.

O objetivo do projeto é despertar a imaginação, a criatividade e promover a formação de jovens determinados, pensadores, questionadores, que também tenham acesso a arte e a cultura.

A oficina teve duração de dois dias, com carga horária de 30 horas e contou com a participação de 11 alunos, entre 12 e 14 anos, do ensino fundamental, que irão receber certificados durante a exposição das telas. O curso ofereceu técnicas de pintura em mural, papel Paraná, finalizando com as telas.

Maria Fernanda de 12 anos, aluna do oitavo ano, destacou a emoção de poder se expressar por meio da arte. “Durante o curso me senti como se estivesse em família. Fiz de coração, pois tivemos a liberdade de colocar nosso sentimento nas telas”, disse.

A professora de artes da escola, Áurea Uchoa, que está frente da organização, disse que existe a intenção de criar um clube de artes na escola, aproveitando a formação dos alunos.

“Temos uma sala de áudio visual que facilita a realização das oficinas. Recebemos visitas de profissionais dispostos a formar parcerias com oficinas e cursos. Pensamos ainda em capacitar mais alunos e torná-los multiplicadores, para serem monitores dos demais estudantes que participarão dos próximos cursos”, informou.

Augusto Cardoso disse que se sentiu gratificado por poder repassar esse conhecimento aos alunos. “Podemos observar que as artes visuais estão bem assentadas e que esses alunos têm um grande potencial. Isso pra mim é muito gratificante”, ressaltou.

O secretário estadual de Educação, José Gomes da Silva, esteve no evento e ressaltou a importância de ter um artista com renome nacional, trazendo a arte para dentro das escolas estaduais. “Cardoso é um artista local, reconhecido nacionalmente e se torna um incentivo para os alunos que só tem a ganhar com esse curso. Esperamos que em breve possamos levar esses cursos também para outras escolas” , disse.