Cotidiano

Alunos de Psicologia orientam jovens sobre autoestima e participação social

Cerca de 80 crianças e adolescentes participaram no sábado, dia 03, da ação social “Jovem e a autoestima”, promovida pelos acadêmicos do quarto semestre do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral. As atividades ocorreram na Casa Jovem, instituição que desenvolve projetos sociais junto à juventude, localizada na Rua Raimundo Penafort, no bairro Asa Branca, zona oeste de Boa Vista. Entre dinâmicas e palestras, foi debatida a importância da autoestima e da participação do jovem na sociedade.

Segundo um dos coordenadores da ação, o acadêmico Arley Pereira, o público alvo da ação foi os jovens de baixa renda da comunidade ao redor. “Hoje o jovem e o adolescente não sabem da importância do seu papel na sociedade, acreditam que são mais um na multidão e não fazem questão de fazer a diferença. Muitos costumam reclamar dos políticos, da corrupção, de quem está no poder e acabam não percebendo que são corruptos em pequenos atos. Por meio do nosso trabalho, tentamos ajudá-los a mudar de mentalidade quanto a isso”, disse.

Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a autoestima. Uma das palestrantes, a professora do curso de Psicologia Renilza Caldas, ressaltou a importância do tema. “Esse trabalho é primordial, pois as pessoas que frequentam a Casa Jovem são meninos de baixa renda que vêm de uma história familiar muito triste e crítica. Muitos deles não acreditam na força e no potencial que têm devido à baixa autoestima”, explicou.

Ela reconheceu também a necessidade de mais ações do tipo para a sociedade em geral. “Se todos os jovens fossem orientados a se enxergar de maneira positiva e a se ver como um agente de mudança na sociedade, o mundo não estaria do jeito que está hoje. O ideal seria que instituições públicas como o poder Executivo e universidades pudessem promover trabalhos e ações sociais como essa. Seria o começo de uma mudança significativa”, disse.

PROGRAMAÇÃO – Durante o evento, além das palestras os jovens tiveram a oportunidade de participar de mesas-redondas e contar com serviço de corte de cabelo e manicure. A programação foi encerrada com dinâmicas e um lanche.

Renilza informou ainda, que ação faz parte da disciplina Psicologia Social, ministrada pela professora Leila Carvalho. “Esta foi apenas a primeira ação deste tipo. Os alunos e a professora vão se reunir, analisar os resultados e planejar possíveis novas ações deste porte. Tudo vai depender da demanda”, afirmou.