Entretenimento

Alunos escrevem livros sobre suas aventuras e sentimentos

O livro mostra os relatos de experiências e aventuras vivenciadas por 58 alunos durante seis meses de atividade no programa Mais Educação

Os alunos da escola estadual Professora Antônia Coelho de Lucena, situada no bairro Dr. Silvio Leite, escreveram um livro cujo tema é “Mais educação e minhas histórias”, onde relatam as aventuras vivenciadas por eles nos últimos seis meses, em que eles participaram de atividades do PME (Programa Mais Educação).

Ao todo, 180 alunos participam do programa na escola e, destes, 58 alunos relataram no livro suas experiências. Entre os temas abordados, aprendizado, atividades esportivas e a forma de ver o mundo.

A estudante Francileia Neves relata no livro que antes de participar das oficinas ela ficava em casa estudando sozinha. “Antes eu estudava sozinha. Hoje, eu estudo com os monitores e com meus colegas e ficou tudo mais fácil. Além de aprender mais sobre português e matemática, eu passei a praticar esportes e estou adorando a capoeira”, disse.

Através das oficinas, o aluno Felipe Meireles, contou que escreveu sobre a sua mudança de comportamento. “O programa mudou minha em vida em todos os sentidos. Um deles foi o meu comportamento. Eu aprendi que temos que respeitar tantos os alunos quantos os professores, pois todos fazem parte da nossa escola. Quando passei a frequentar as oficinas, minhas notas melhoraram”, destacou.

A coordenadora do PME na escola, Ana Cristina Melo, destacou que o objetivo do livro é mostrar os resultados dos trabalhos desenvolvidos dentro do programa.

“Ao realizar a leitura todos poderão ver a importância e os resultados maravilhosos que obtivemos através do programa, isso é a garantia da segurança dos alunos e investimentos na educação de qualidade, agradecemos a Secretaria Estadual de Educação por ter agraciado nossa escola com este programa maravilhoso”, disse a coordenadora.

Nestes seis meses foram oferecidas seis oficinas para os alunos com os temas letramento, matemática, horta/jardim, esporte, capoeira, canto e coral. O estudante Victor Gabriel diz que através da oficina de horta e jardinagem aprendeu a valorizar as plantas. “Agora eu sei como preparar o solo para receber as plantas, as verduras e os legumes”. De acordo com a coordenadora, os exemplares dos livros serão entregues para os pais, alunos e comunidade.