Cotidiano

Alunos participam de evento sobre preservação ambiental

Melhor projeto apresentado na etapa estadual vai representar Roraima na quinta edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Alunos de 74 escolas estaduais participam até amanhã, dia 9 de maio, da quinta edição da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema “Vamos cuidar de Roraima, Cuidando das águas”, o encontro é realizado no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista.

O objetivo da Conferência é estimular a pesquisa e a participação de escolas para dialogar e refletir sobre questões socioambientais. Para a chefe de divisão de Educação da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), Erriete Duarte Maduro, a ocasião serve como uma forma de enxergar problemáticas da água que estão presentes no cotidiano.

“Estamos vivendo situações bem comprometedoras em relação à falta de cuidado que existe com as águas de Roraima. Como a poluição através do lixo nas lixeiras públicas, o uso de agrotóxicos, garimpo ilegal e o próprio desleixo da população. Estamos buscando formas de reaproveitar e economizar água para que um futuro possa ser garantido a partir de hoje”, comentou.

Dentre as 74 escolas da rede estadual de ensino que estão participando do evento, 26 são de Boa Vista, 17 são provindas de comunidades indígenas e as demais dos outros municípios. Cada instituição está contando com um aluno como delegado representante, mais um professor acompanhante.

Ao longo da programação, projetos desenvolvidos por cada escola serão apresentados. Apresentações culturais, debates e palestras também fazem parte do cronograma. No último dia do evento, um dos projetos apresentados será escolhido para ser levado à quinta edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema é: “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”. O evento será realizado em Brasília entre os dias 15 e 18 de Junho.

Além disso, uma carta de responsabilidade será elaborada em conjunto citando algumas das principais atitudes que precisam ser tomadas em relação aos recursos hídricos. O manifesto será direcionado a autoridades em geral, como prefeituras, governo e o Ministério Público.

“Precisamos começar a refletir sobre nossos recursos hídricos. Roraima é muito rico quando se trata de água, e não podemos estragar um recurso finito. Podemos começar com pequenas coisas. Evitar jogar lixo na rua ou deixar ele acumular, trocar a torneira quando estiver vazando, entre outras coisas. A água não tem capacidade de se renovar, então ela vai acabar. E precisamos atrasar esse processo”, finalizou Erriete. (P.B)