Cotidiano

Ameaçados por internos, agentes do CSE anunciam ‘Operação Padrão’ em protesto

Agentes sócio-orientadores e sócio-instrutores que trabalham no Centro Socioeducativo (CSE), localizado na zona rural de Boa Vista, anunciaram que irão realizar, a partir do dia 31 de julho, uma “Operação Padrão”, realizando suas atividades de forma mais lenta como forma de protesto pelas recorrentes ameaças que vêm recebendo de internos na unidade.  

A decisão foi tomada em assembleia que reuniu a categoria no dia 17 de julho. O ofício nº 141/17 informando sobre a decisão dos agentes foi encaminhado ao Governo do Estado pelo Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintrama), no dia 18 de julho.

Os agentes cobram a contratação de mais profissionais para atuarem no CSE e alegam que há uma grande defasagem de servidores. A situação, conforme o documento encaminhado ao governo, coloca em risco a vida dos agentes que trabalham no sistema, tendo em vista que a maioria dos internos estaria sendo “batizada” por facções do crime organizado que atuam dentro e fora dos presídios de Roraima.

No mês passado, uma folha de anotações foi apreendida por agentes do CSE. No papel, integrantes do crime organizado listaram nomes de pelo menos 13 agentes socioeducativos marcados para morrer. Os servidores já tratam a possibilidade de convocação de greve geral, caso o governo não atenda às reivindicações.

“É de conhecimento do Governo do Estado o perigo que os servidores correm todos os dias, pois o contingente está totalmente em desacordo com as normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [Sinase], e o Estado não vem cumprindo os acordos com o Ministério Público para que seja feito um concurso público para suprir as necessidades do sistema”, relataram os agentes, no ofício.

Os agentes afirmaram ainda, que não irão mais colocar suas vidas em risco pela inércia do Estado. “O governo não está cumprindo o papel de administrar as instituições com a devida responsabilidade, tanto pela guarda dos menores e principalmente pelos servidores do CSE”, criticaram.

GOVERNO – Em nota, a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informou que até o momento não foi comunicada oficialmente sobre a ‘Operação Padrão’ dos agentes socioeducativos do CSE. “Porém, ressaltamos que já estão em andamento medidas para garantir mais segurança e condições de trabalho aos agentes socioeducativos, dentre elas, está em fase de contratação da instituição que realizará o certame do concurso público que ampliará a quantidade de agentes socioeducativos do CSE”, frisou. (L.G.C)