Política

Aneel apresenta projeto de eficiência energética para RR

O modelo foi apresentado ontem para a governadora Suely Campos, em Brasília; Na próxima semana, Aneel vai fazer reuniões em Boa Vista sobre o tema

Roraima será o primeiro estado brasileiro a receber um projeto piloto de eficiência energética, elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para estimular a economia de energia. O modelo foi apresentado à governadora Suely Campos ontem, 6, em Brasília, pelo diretor-geral da agência, Romeu Donizete Rufino.

O projeto prevê a realização de um leilão de eficiência energética, com o objetivo de redução de 4 megawatts, por um período de cinco anos, com a substituição de equipamentos de alto consumo por aparelhos mais eficientes, como ar condicionado, geladeira, lâmpadas, pontos de iluminação pública, além da readequação das redes elétricas de prédios públicos e empresariais para projetos mais econômicos.

Conforme o diretor da Aneel, Roraima foi escolhido como piloto porque hoje tem o custo de produção mais caro do país e a maior média de consumo, de 320 quilowatts hora por mês, enquanto a média brasileira é de 150, por causa do uso intenso do aparelho de ar condicionado para amenizar o calor.

Suely Campos disse que o Governo do Estado vai apoiar o projeto e que tem interesse em fazer a substituição de equipamentos, principalmente das escolas, que estão com as contas de energia altas, justamente por causa da climatização das salas de aula. “Queremos inserir nesse projeto também os consumidores dos residenciais, como o Vila Jardim, para instalar energia solar, substituir equipamentos e reduzir o valor da conta no fim do mês”, comentou.

A proposta do leilão está aberta a consulta pública pela Aneel. No próximo dia 11, a agência vai realizar uma série de reuniões em Boa Vista, para ouvir os diversos segmentos como o Conselho de Consumidores e os prefeitos, além de áreas específicas do Executivo Estadual. Depois disso, no dia 15, fará em Brasília uma audiência presencial para também receber contribuições sobre a metodologia do leilão.

A previsão é que o edital seja lançado em outubro e a contratação ocorra até dezembro para início do projeto em 2019, abrangendo toda a capital, Boa Vista.

Governo reitera ressarcimento de patrimônio da CERR

Durante a audiência, a governadora Suely Campos também tratou sobre o ressarcimento da Cerr, cujo patrimônio foi avaliado pela Aneel em R$ 297 milhões. Ela reiterou o pedido feito pelo governo em março deste ano, de alteração do decreto que trata do leilão das distribuidoras de energia elétrica, entre elas a Eletrobras Distribuição Roraima.

Nesse decreto, o governo federal estabeleceu que o ressarcimento do patrimônio da Cerr seria feito pela empresa vencedora do leilão da Eletrobras. “Nós discordamos dessa decisão e protocolamos ofício ao presidente Michel Temer solicitando a revisão do decreto para exclusão desse dispositivo e o ressarcimento imediato da Cerr”.

O diretor da Aneel disse que não se opõe à proposta de Roraima, mas depende da mudança do decreto presidencial para dar encaminhamento ao pagamento.