Cotidiano

Animais ficam sem alimentação e água após exposição

Governo nega a denúncia e afirma que os animais são acompanhados diariamente

Uma situação de maus tratos contra animais foi denunciada para a reportagem da Folha, nesta segunda-feira, 18.

O denunciante, que preferiu não se identificar, informou que presenciou um boi morto, já em estado de putrefação, dentro de um curral com outros bois, no Parque de Exposições Dandãezinho.

“Estive no Parque na última sexta-feira, 16, por volta das 8h, quando reparei os bois dentro de um curral, em chão de areia. Eles estavam abatidos, sem alimentação e água. Um deles já estava morto e havia urubus e moscas ao seu redor”, destacou.

O denunciante ressaltou o que ouviu de alguns funcionários que o dono havia deixado os bichos no local para participarem de uma competição de laços, que ocorreria no sábado.

“Os animais não foram alimentados e ninguém mais havia aparecido no curral para repará-los, sendo que os bichos retornariam para a fazenda do proprietário somente nesta segunda-feira”, concluiu.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que informou que as competições ocorridas no Parque de Exposições Dandãezinho seguem as regulamentações de segurança, tratamento e controle dos animais.

“Todo evento que ocorre no local, os animais só participam após exames e são acompanhados por médicos veterinários, desde o momento de sua chegada até sua saída. Se, após o termino das competições, não forem imediatamente transportados, eles recebem alimentação e água”, destacou a nota.