Política

Aniversário no Cantá reúne diferentes candidatos ao Governo e ao Senado

Anchieta Júnior e Antônio Denarium, que são pré-candidatos ao Governo, e Mecias de Jesus e Romero Jucá, que devem tentar uma vaga no Senado, se encontraram durante comemoração

Uma foto que circulou na noite de domingo em algumas redes sociais movimentou os bastidores do mundo político roraimense. Nela, os pré-candidatos ao Governo Anchieta Júnior (PSDB) e Antonio Denarium (PSL) e os pré-candidatos ao Senado Romero Jucá (MDB) e Mecias de Jesus (PRB) participaram de forma conjunta de uma festa de aniversário que teria se transformado em uma reunião política na residência de uma correligionária na Vila Félix Pinto, município do Cantá.

O momento registrado pelos presentes causou estranheza no mundo político roraimense, visto que os candidatos são concorrentes aos mesmos cargos e publicamente ‘inimigos políticos’. A reunião foi transmitida praticamente em tempo real pelos presentes que afirmaram que Denarium teria desistido da candidatura em favor de Anchieta Júnior.

Ao ser questionado pela reportagem da Folha sobre o caso, Denarium afirmou que é comum esses encontros de agendas entre candidatos. “Moramos em um estado onde podemos sim, por algumas vezes, nos encontrar em alguns momentos com adversários políticos. Mas isso não me faz aceitá-los ou compartilhar das suas ideias e nem criar um novo grupo. Não faz também que eu me prive de estar em um local, que fui convidado, em razão da presença de outros”, disse o empresário.

Denarium negou a informação que teria desistido da campanha e explicou que sua pré-candidatura continua firme. “Minha pré-candidatura continua em plena evolução e a cada dia angariando novos adeptos. As minhas propostas vêm ao encontro das necessidades que o estado tem de resolver questões cruciais como infraestrutura, emprego e saúde, além da educação e a própria corrupção que corrói a vida e as oportunidades de todos”, ressaltou.

Sobre o fato de uma possível coligação com o senador Romero Jucá, ele não negou o fato. “Nossa coligação é formada pelos partidos PSL, PTC, PSC e PRB. O senador Romero Jucá é de um partido que não faz parte de nossa coligação”, comentou.

O pré-candidato ao Governo de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), também negou que houvesse um acordo político que tivesse sido tornado público no evento. “A Claudia, que é ex-vereadora do Cantá, convidou os candidatos dela, mas todos falamos com os convidados e não existe nada relacionado a acordo ou coligação. Na verdade, nem falamos de campanhas, apenas parabenizamos a aniversariante”, afirmou.

O ex-governador explicou que todos foram convidados para o mesmo aniversário e apenas se encontraram coincidentemente. “Acho que se eles soubessem que a gente estava lá eles não teriam ido. Ninguém fez acordo ou desistiu de nada ou se aliou. Aceito qualquer apoio, mas continuo fazendo minha campanha e não existe chance de desistência”, garantiu.

Quanto ao cenário político que se forma nessa eleição em Roraima, ele disse que nada está fechado ainda. “A campanha está cheia de imprevisibilidade e, apesar de termos a sensação que os grupos estão se acomodando, isso ainda não está ocorrendo”, avaliou Anchieta.

Outro que declarou que tudo foi apenas coincidência foi o deputado estadual Mecias de Jesus (PRB), que é pré-candidato ao Senado. “Nós estivemos cumprindo agenda na Vila Félix Pinto, município do Cantá, no dia 8 de julho, em virtude do aniversário da filha do casal Cláudia e Francisco, amigos de longas datas. Além do aniversário do amigo Jurandir, pai do Francisco, também amigos de longas datas. Informei ao casal que levaria o meu pré-candidato ao governo de Roraima, Antônio Denarium, e a família não fez objeção”, comentou.

Em nota, ele explicou que não existe união de palanques políticos. “Ocorre que no local também estava presente o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jalser Renier – que tem o apoio do casal – e outros candidatos, José de Anchieta e o senador Romero Jucá. A palavra foi usada pelos pré-candidatos presentes de maneira respeitosa e harmoniosa. Tratou-se de um momento festivo e não uma reunião política. Todavia, não houve ofensa alguma ou qualquer outro tipo de relação que não fosse de confraternizar com a aniversariante e seus convidados. Foi uma mera coincidência de agenda, onde vários candidatos se encontraram por obra de suas agendas. Seguimos firmes nas pré-candidaturas ao Senado e em apoio ao empresário Antonio Denarium, que já consolidou sua pré-candidatura ao Governo, como o nome da esperança de dias melhores”, assegurou.

O senador Romero Jucá (MDB) disse também, por meio de sua assessoria, que foi convidado para participar de um aniversário e de uma reunião política na casa de uma liderança da comunidade de Félix Pinto, no Cantá. Ele afirmou que os outros pré-candidatos que estiveram no local chegaram depois de ele já estar lá e que considera o episódio absolutamente normal. “Não há mudança em minha base aliada nessas eleições. Participei juntamente com Jalser e Anchieta da reunião na casa da aniversariante e os demais foram embora após o almoço”, explicou. 

Ex-vereadora diz que festa não foi reunião política

A anfitriã da festa de aniversário no Cantá, ex-vereadora Cláudia Rossana, explicou por meio de áudio que o aniversário de sua filha não foi uma reunião política. “Meu nome é Cláudia. Eu sou a mãe da Maria, a aniversariante, e quero explicar que tenho meu grupo político, meus candidatos, mas o que aconteceu aqui na minha residência não foi uma reunião política. Era o aniversário da minha filha e foi uma festa maravilhosa. Só temos a agradecer e louvar a Deus por esse dia que aconteceu”, explicou.

Segundo ela, todos os pré-candidatos presentes se comportaram de forma civilizada e foram muito educados uns com os outros. “Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram aqui presentes, agradecer a presença dos deputados, senadores, pré-candidatos, todos muito educados, se respeitaram e vieram convidados por mim para comemorarmos o aniversário da minha filha. Foi um grande prazer receber a todos na minha casa, principalmente por serem todos cordiais e educados. Sempre serão bem-vindos a minha casa”, finalizou.