Entretenimento

Apaixonados por astronomia se reúnem para desvendar os mistérios do universo

Formado há sete meses, o Clube de Astronomia de Roraima realiza observações de planetas e satélites em praças públicas

Não é de hoje que os fenômenos da astronomia chamam a atenção da população. A observação de passagens de cometas, eclipses e outros acontecimentos é uma prática comum. Pensando nisso que Abreu Mubarac teve a idéia de criar o primeiro clube de astronomia de Roraima.

Apaixonado pelo universo e seus mistérios, desde criança tinha o costume de olhar para o céu para presenciar o trânsito dos planetas.

“Não lembro exatamente quando foi, mas lá pelos meus 10 anos eu comecei a me interessar muito por ciência. Comecei a ler livros sobre anatomia humana, sobre a geologia da terra e sobre o universo. Li todas as revistas Superinteressante que tinha na biblioteca da escola. Lembro que fiz uma redação na escola, onde o tema era livre, intitulada “A morte do Sol” (daqui a bilhões de anos nossa estrela entrará em colapso). Em 98, caiu alguma coisa que eu não lembro agora se foi algum meteorito, aqui em Roraima, mas lembro que deixou um rastro no céu por horas, isso é algo que me marcou na minha infância”, relembra.

Após comprar seu primeiro telescópio entrou em contato com o amigo Beto Bellini para realizar as observações em praças públicas. “No começo do ano quando comprei meu primeiro telescópio, não conhecia ninguém na cidade que gostasse de Astronomia ou que tivesse telescópio. Aí descobri que o Beto Belini também tinha um e começamos a conversar. Assim surgiu a ideia de criar o Clube de Astronomia para reunir pessoas da cidade e do estado que gostam do assunto”, comentou.

Segundo ele, basta gostar de Astronomia e Ciência em geral, além de acompanhar as notícias do grupo por meio do facebook. Não é necessário possuir um telescópio, já que para se comprar o equipamento é necessário desembolsar cerca de R$ 600,00 reais.

Ele explica que a dica para conseguir um bom telescópio é fazer uma pesquisa na internet.

“No Brasil é meio complicado de comprar esses equipamentos, porque são todos importados. As poucas lojas que têm estão fechando e têm poucos produtos. A alternativa é entrar nos grupos de venda do facebook ou importar”, disse.

Ele e os amigos já se preparam para observar a terceira e última Superlua do ano, que será realizada no dia 14 de dezembro. Para acompanhar as notícias e reuniões do grupo, basta acessar Clube de Astronomia de Roraima no facebook.