Cultura

Aparelho dentário irregular é prejudicial à saúde bucal

A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar uma série de problemas na saúde bucal

Um aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, não somente por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.

Porém, a aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar uma séria de problemas à saúde bucal.

O odontologista João Batista afirma que entre os problemas detectados estão mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes.

“A decisão de colocar aparelho nos dentes deve ser tomada após uma avaliação ortodôntica pelo Médico Dentista. Os benefícios dessa correção dentária podem ir muito além da estética, pois podem proporcionar também melhorias ao nível da fonação (pronúncia das palavras) e da respiração, e também aumentar a eficiência em mastigar os alimentos”, contou.

Elásticos, borrachas e fios dentários são vendidos sem fiscalização nas ruas, por usuários nas redes sociais e em outros sites, e usados por jovens como acessórios de moda, que podem ser perigosos.

Há aqueles que não precisam de tratamento ortodôntico, mas colocam essas armações falsas apenas pela moda; outros interrompem o tratamento regular com o dentista para colocar os aparelhos falsos. Existem, inclusive, pessoas que fazem a aplicação e manutenção das armações como se fossem dentistas.

“A escolha deve ser da responsabilidade do médico dentista especialista em ortodontia, que, com base no diagnóstico efetuado, terá de concluir se o tratamento ortodôntico deve ser realizado mediante a colocação de um aparelho fixo ou de um aparelho removível. Os cuidados de higiene têm de ser redobrados, pois a estrutura do aparelho facilita a retenção de resíduos”, relatou.

QUAIS SÃO OS RISCOS?
Veja algumas das maiores complicações que esse tipo de aparelho para os dentes pode causar:

Colocados irregularmente, a força que esses aparelhos exercem sobre os dentes não é controlada. Isso provoca a movimentação dos dentes, podendo causar dor, perda óssea e retração da gengiva.

Afeta a mastigação, prejudicando também a digestão de alimentos.

O material, bem como a cola extraforte utilizada para a aplicação, podem causar reação alérgica.

A raiz dentária pode enfraquecer, o que leva até mesmo à queda do dente.

O material pode levar a ferimentos na gengiva

Publicidade